Brasil e Argentina discutem proposta de itinerários culturais do Mercosul em Salvador
publicado em 22 de janeiro de 2009, às 14h51
O Iphan, em parceria com a Secretaria de Cultura da Presidencia de la Nación Argentina, e com o apoio do Escritório da Unesco para o Mercosul, de Montevidéu, realiza nesta sexta-feira (23) e no sábado (24), em Salvador (BA) uma reunião técnica para definir o anteprojeto de itinerários culturais do MERCOSUL.
O objetivo desse encontro é formular, a partir das experiências brasileira e argentina, uma proposta a ser apresentada para os demais parceiros da região com vistas a incentivar circuitos culturais – inclusive no meio turístico - que possam resultar numa importante via de integração cultural regional.
A reunião contará com a participação de representantes do Iphan da Assessoria de Relações Internacionais, do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização e das Superintendências do órgão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, da Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, da Divisão de Assuntos Multilaterais do Ministério de Relações Exteriores, além da consultoria da especialista mexicana María Cecília Calderón Puente. Maria Cecília foi uma das responsáveis pela elaboração da carta internacional de itinerários culturais do Conselho Internacional de Monumentos de Sítios (ICOMOS).
A primeira experiência a ser trabalhada é a região das Missões, que deverá ter a participação de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia em sua implantação.