Seminário 33 anos do projeto Interação em Brasília

publicada em 19 de agosto de 2014, às 16h32

 

Entre os dias 27 e 29 de agosto, Brasília sediará o Seminário 33 Anos do Projeto Interação no auditório do Instituto de Ciências Biológicas na Universidade de Brasília, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio da Coordenação de Educação Patrimonial do Departamento de Articulação e Fomento (CEDUC/DAF) em parceria com o Núcleo de Estudos da Cultura, Oralidade, Imagem e Memória do Centro-Oeste do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (UnB/CEAM/Necoim).

O Projeto Interação surgiu de uma proposta da Secretaria de Cultura do Ministério da Educação (MEC) e teve como finalidade o apoio a ações marcadas pela participação da comunidade e dos professores em todos os níveis dos processos educacionais. Ocorrida nos anos finais do regime militar, a experiência destoava das políticas educacionais vigentes à época, ao propor projetos e iniciativas ancoradas nas dinâmicas culturais locais, com o objetivo de reafirmar a pluralidade e a diversidade e diminuir a distância entre a educação escolar e o cotidiano dos alunos e das comunidades, de modo geral.

A base do Projeto Interação origina-se das experiências do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC), criado em 1975, sob a direção de Aloísio Magalhães (presidente do Iphan no período entre 1979 e 1982). Importante elemento para a compreensão da riqueza de abordagens que o Projeto contemplou em sua concepção e atuação é o fato de haver reunido profissionais de diversas instituições governamentais: Fundação Nacional Pró-Memória (antigo CNRC), Fundação Nacional de Artes – Funarte, Empresa Brasileira de Filmes – Embrafilme, Instituto Nacional de Artes Cênicas – Inacen e o Instituto Nacional do Livro – INL.

O Seminário 33 Anos do Projeto Interação reunirá profissionais atuantes na proposta, bem como contará com a participação de pesquisadores dos campos da educação e cultura. As mesas foram organizadas de modo a permitir uma visão sequencial do Projeto Interação, desde os seus antecedentes, em discussões presentes já no CNRC, passando pela discussão sobre a congruência das diversas visões e experiências institucionais dos membros do Grupo de Trabalho que analisava e dava suporte aos projetos, seguindo para a emergência de eixos de atuação, que se deu em função das demandas mesmas das populações e, por fim, abrindo espaço para o conhecimento e discussão sobre propostas vigentes hoje, que têm por inspiração as diretrizes e práticas adotadas pelo Projeto Interação ou que guardariam afinidades com elas.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo Sistema de Extensão da Universidade de Brasília (clique aqui) e durante a manhã do primeiro dia do evento.

Serviço:
Data:
27 a 29 de agosto de 2014, das 9h às 18h
Local: Auditório do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília – UnB – Campus Darcy Ribeiro – em frente ao ICC Sul
Mais Informações:
Coordenação de Educação Patrimonial – educacao@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin