Intendência da Antiga Alfândega de João Pessoa (PB) será revitalizada
publicado em 15 de janeiro de 2009, às 11h27
A Superintendência Regional do Iphan na Paraíba, em parceria com a Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU) e a Prefeitura de João Pessoa, vai revitalizar o prédio da Intendência da Antiga Alfândega, no Porto do Capim, que vai abrigar o Centro de Cultura Popular da capital. Representantes das três instituições se reuniram na última sexta-feira (9) para fechar detalhes da reconstrução do prédio.
A ordem de serviço já foi liberada e os recursos são do próprio Iphan. Na primeira etapa das obras, o investimento será de R$ 450 mil e a reforma deve ter início nos próximos dias. “A licitação já foi feita e a empresa escolhida. O único entrave para a execução do serviço é a ocupação indevida do local por duas marcenarias. Logo que isso for resolvido, começaremos o serviço”, explicou a superintendente regional do Iphan, Eliane de Castro.
A reconstrução do prédio do complexo da antiga Alfândega, na Rua Visconde de Inhaúma, faz parte de um projeto maior que visa a revitalização de toda a área conhecida como Porto do Capim, local de fundação de João Pessoa. O edifício está localizado na Cidade Baixa do Centro Histórico da capital paraibana, que foi tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro no ano passado. A ação do Iphan integra o rol de compromissos das instituições parceiras da Cooperação Brasil-Espanha para a revitalização integral do Centro Histórico de João Pessoa.
De acordo com Eliane de Castro, em uma segunda fase, cerca de R$ 300 mil serão usados para equipar o prédio. O local terá de passar por uma total reestruturação, já que a última reforma na sede da Intendência foi feita no início do século passado após um incêndio. O projeto inclui ainda a modernização de outros edifícios do Centro Histórico e a revitalização de ruas e espaços, que irão abrigar além do Centro de Cultura Popular, o Centro de Atendimento Turístico, a Escola de Gastronomia e um parque ecológico.