Iphan e Ministério da Cultura se reúnem com prefeitos de cidades históricas

publicado em 12 de fevereiro de 2009, às 14h13

 

O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, participaram nesta quinta-feira (12) de uma reunião com representantes de cerca de 70 cidades históricas, em Brasília. Luiz Fernando debateu com os prefeitos formas de atuação conjunta entre os municípios e o Iphan para a preservação dos sítios históricos e do patrimônio dessas localidades. 

Preservação dos centros históricos
Em sua exposição, Luiz Fernando citou as ações do Programa Monumenta e incentivou os prefeitos a estabelecerem parcerias com o programa no sentido de iniciar ações de desenvolvimento em seus municípios. E reforçou a necessidade de se cuidar de todos os centros históricos das cidades brasileiras. "Não existe um lugar do mundo que tenha centros históricos em ruínas como aqui em nosso país. Temos que mudar essa realidade", disse.

Participaram da mesa de debates também a chefe do departamento de economia da cultura do BNDES, Luciane Gorgulho, que falou sobre o trabalho do banco para a restauração do patrimônio histórico arquitetônico. O BNDES é desde 97 o maior patrocinador de projetos de restauração em todo o Brasil. 

E ainda o prefeito de Ouro Preto (MG) e presidente da Associação Brasileira das Cidades Históricas (ABCH), Angelo Oswaldo, que destacou as expectativas para o trabalho da associação. O grupo também escolheu ontem os seus representantes em cada região do Brasil. 

O presidente do Iphan disse que a ABCH será uma ferramenta para o fortalecimento da política nacional em defesa do patrimônio "É fundamental estabelecer um processo de interlocução mais organizado com esse grupo de cidades e a nova associação vai permitir isso", enfatizou, ao anunciar que o Programa Monumenta será ampliado a todas as cidades que possuem bens tombados pelo Iphan.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin