Mato Grosso do Sul comemora 100 anos de estrada de ferro

publicada em 12 de agosto de 2014, às 11h39

 

Este ano será de comemoração para a sociedade de Campo Grande (MS). Há cem anos a Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil possibilitou o desenvolvimento e a futura elevação da capital. Para celebrar essa data, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove diversas atividades. Nesta terça-feira, dia 11 de agosto, haverá uma com o arquiteto e urbanista do Iphan, Fábio Rolim, responsável pelo processo de tombamento do complexo ferroviário. O encontro será às 19h, no Armazém Cultural. Também fez parte das comemorações uma Roda de Conversa entre o Instituto e ex-ferroviários, que ocorreu no dia 11 de agosto.

O Complexo Ferroviário possui 22,3 hectares e 135 edifícios em alvenaria e madeira, erguidos em datas diferentes a partir da ampliação das atividades e ainda mantém parte dos trilhos que não foram retirados da área urbana de Campo Grande. Entre os imóveis estão as casas dos operários, dos funcionários intermediários e dos graduados, os escritórios, as oficinas, uma escola, a caixa d’água e a estação, construída a partir de 1914, com ampliações em 1924 e 1930. Originalmente, possuía 12 metros de extensão, mas foi expandida para 165 metros de comprimento. O imóvel abrigava áreas para bar, apoio, bilheteria, administração de cargas, serviços médicos e depósito.

A inauguração da estação de Ligação em Campo Grande no dia 12 de outubro de 1914 efetivou a abertura da linha tronco da ferrovia, conectando o estado de São Paulo com o interior de Mato Grosso.  Ainda hoje, o complexo mantém sua coesão formal, o que garante a importância de sua preservação, já que descreve uma narrativa das transformações histórica, política, social, tecnológica e arquitetônico-urbanística dos anos em que foram implementadas.

Serviço:
Roda de Conversa - Entre Iphan e Ferroviários
Data:
11 de agosto
Horário: 19h
Local: Armazém Cultural

Palestra com o Arquiteto Fábio Rolim (Iphan Brasília)
Data:
12 de agosto
Horário: 19h
Local: Armazém Cultural

*Os participantes da palestra (12/08) receberão certificado ao final do evento

Convite

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin