Associação Viva o Saveiro conclui restauração

publicado em 10 de março de 2009, às 16h00

 

Após cinco meses e meio de trabalho, a Associação Viva o Saveiro concluiu a restauração do saveiro 15 de agosto, saveiro de 12 metros e mais de 80 anos de existência, que voltou aos mares da Bahia em 14 de fevereiro de 2009. O barco foi praticamente refeito: velas, cabos, adriças, moitões, ferragens em aço inox, mastro, tudo novo. Os responsáveis pela execução do restauro do saveiro 15 de agosto foram Mestre Nem e Mestre Jorge. A Associação Viva o Saveiro já existe há alguns anos e tornou-se parceira do Iphan desde 2008.

A restauração do 15 de agosto aconteceu no âmbito do Projeto Barcos do Brasil, que pretende reunir entidades públicas e privadas, interessados e amantes do mar e do patrimônio naval brasileiro para localizar, cadastrar, proteger e valorizar os barcos tradicionais e seus contextos culturais e para proporcionar meios de ampliar a qualidade de vida dos usuários e detentores deste patrimônio: marinheiros, pescadores, mestres construtores e seus auxiliares.

Entre as ações do projeto estão a elaboração de inventários e o diagnóstico do patrimônio naval no Brasil por meio da identificação dos barcos tradicionais e das realidades sócio-econômicas locais, o monitoramento e a conservação das principais embarcações e a criação de Unidades Regionais do Museu Nacional do Mar.

São parceiros do Iphan neste projeto: ministérios da Cultura, Ciência e Tecnologia, Educação, Turismo, Defesa, Cidades e Trabalho e Emprego; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin