Iphan apresenta projeto que leva teatro a espaços públicos para divulgar o Patrimônio Cultural

publicado em 09 de março de 2009, às 16h05

 

Usar o teatro para levar informações sobre o patrimônio cultural para a população. Este é o principal objetivo do projeto de educação patrimonial Muito prazer, Seu Patrimônio, que, entre os dias 7 e 13 de março, vai percorrer diversos espaços públicos de Belém. 

Por meio da linguagem teatral, as atividades do projeto vão procurar estabelecer uma relação direta com cada habitante da cidade, abordando-o em pleno espaço cotidiano, com o objetivo de sensibilizá-lo para o seu papel enquanto cidadão na defesa do patrimônio cultural como um bem coletivo. A ação é uma iniciativa da Superintendência Regional do Iphan no Pará e Amapá. Em cena, um prédio antigo e outro bem moderno discutem o valor da preservação do patrimônio histórico. 

Os personagens são um tradicional fotógrafo lambe-lambe, que usa uma caixa de madeira para fazer fotografias artesanais das pessoas que passam pela pracinha em frente à igreja de Santana, no bairro da Campina; um jornaleiro descolado, que distribui a Folha do Patrimônio em plena feira do Ver-o-Peso; e uma vigarista disfarçada de ambulante, que é flagrada na feira de artesanato da Praça da República vendendo azulejos roubados. Um outro personagem, chamado Seu Patrimônio, passeia por todos esses espaços conversando com as pessoas e contando histórias curiosas sobre nossos bens culturais. 

As quatro atividades artísticas do projeto estão relacionadas às intervenções no patrimônio arquitetônico da cidade que têm participação do Iphan. A performance do fotógrafo lambe-lambe chama atenção para a restauração da igreja de Santana, que a Superintendência Regional do órgão está realizando desde 2002. O jornaleiro que percorre o Ver-o-Peso fala sobre a restauração do Mercado de Carne Francisco Bolonha, realizada pela prefeitura com recursos do Ministério da Cultura. Já a atuação da ambulante na Praça da República aborda o inventário de azulejaria que o Iphan – PA/AP está realizando em Belém. E o espetáculo Seu Patrimônio é nupérrimo será apresentado em espaços diversos, contando a história de um prédio antigo que acorda e descobre que três azulejos históricos de sua fachada foram roubados. A partir daí, ele contará com a ajuda de um prédio vizinho moderno, a personagem Nupérrima, para descobrir quem é o ladrão.

Embora estejam ligadas a ações nos prédios históricos, as atividades do projeto pretendem também valorizar a dimensão imaterial do patrimônio. Por isso, o fotógrafo vai coletar fotografias antigas dos moradores e trabalhadores da Campina para abordar o conceito de patrimônio coletivo. O jornaleiro vai falar sobre o Inventário de Referências Culturais do Ver-o-Peso, que está sendo realizada pela Associação Ver-as-Ervas, com patrocínio da Petrobras. No caso da performance da ambulante na praça, o tema do patrimônio imaterial também estará presente. E o espetáculo Seu Patrimônio é nupérrimo tem um roteiro que reúne uma discussão sobre todas as ações do projeto e ainda festeja a restauração feita pelo Iphan na fachada da sede da Associação Fotoativa, no Largo das Mercês. 

Esse novo modo de ver o patrimônio se fortaleceu após a publicação do decreto federal 3551, de 2000, que instituiu em todo o país o registro de bens culturais de natureza imaterial e criou o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. A partir daí, o Iphan deixou de utilizar apenas critérios técnicos para identificar o patrimônio e passou a ouvir os próprios grupos sociais envolvidos, para aprender com eles o valor que reconhecem naquilo que constitui suas referências culturais. 

Essa nova relação despertou, nos próprios cidadãos, um sentimento mais forte de pertencimento, que se reflete numa maior consciência sobre a necessidade de preservar. Exemplos desse processo, no Pará, são o reconhecimento do Círio de Nazaré como patrimônio imaterial brasileiro, e o Carimbó, que está sendo inventariado. 

Confira a programação.

Mais informações
Alberto Silva Neto 
Superintendência do Iphan no Pará e Amapá
Av. Governador José Malcher, 563 – Nazaré
Belém-PA
Tel. (91) 3224-1825, 3224-0699
e-mail: 2sr@iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin