Brasil e Uruguai celebram titulação da Ponte Mauá como bem cultural do MERCOSUL

Ponte Internacional Barão de Mauá é declarada bem cultural do MERCOSUL.O próximo sábado, 30 de maio, é dia de festa na fronteira do Brasil e Uruguai. A partir das 14h, tem início a solenidade de certificação da Ponte Internacional Barão de Mauá, primeiro bem cultural a ser declarado Patrimônio Cultural do MERCOSUL. O monumento liga as cidades de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, a Rio Branco, no Uruguai. Participam da solenidade, ministro da Cultura, Juca Ferreira, da ministra de Educação e Cultura do Uruguai, Maria Julia Muñoz, acompanhados da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado. 

O evento começa em Jaguarão, na Biblioteca Pública da cidade. Na programação, além da entrega oficial do título de Patrimônio Cultural do MERCOSUL, as autoridades brasileiras e uruguaias, participam da inauguração da sinalização da ponte Barão de Mauá como Patrimônio Cultural do MERCOSUL. Estarão presentes também os delegados dos países participantes da XI Reunião do Patrimônio Cultural do MERCOSUL, que ocorre em Jaguarão desde 27 de maio.

No salão nobre do gabinete da Prefeitura Municipal, será instalada a Comissão Binacional para Gestão da Ponte Barão de Mauá. Em seguida, ocorre o lançamento da publicação do Iphan, articulação com a Comisión de Patrimonio Cultural de la Nación (Uruguai), Ponte Internacional Barão de Mauá, que apresenta, em português e espanhol, o dossiê de candidatura da ponte.

O primeiro bem reconhecido como Patrimônio Cultural do Mercosul
A Ponte Internacional Barão de Mauá foi erguida entre 1927 e 1930 sobre o Rio Jaguarão, unindo Rio Branco (Uruguai) a Jaguarão (Brasil).  A construção foi a primeira entre os países e tinha como objetivo aproximá-los política, econômica e culturalmente. 

Tombada em maio de 2011 pelo Iphan, a Ponte Internacional Mauá é o símbolo de uma união afetiva entre as cidades brasileira e uruguaia. No início de seu povoamento, Jaguarão era palco de disputas e batalhas entre as coroas de Portugal e Espanha, o que deu à cidade uma atmosfera militar. No entanto, a despeito das disputas, a população sempre transitou entre os dois lados, utilizando a Ponte Internacional Mauá, financiada pelo Uruguai em decorrência de uma dívida de guerra com o Brasil e executada no início do século XX. A Ponte foi declarada Monumento Histórico Nacional pelo Uruguai, em 1977.

A Ponte Internacional Barão de Mauá foi o primeiro bem cultural protegido pelo MERCOSUL, o reconhecimento internacional aprovado durante a VII Reunião da Comissão

 do Patrimônio Cultural do MERCOSUL em novembro de 2011, faz com que Uruguai e Brasil promovam a gestão comum do monumento. A intenção é que a administração compartilhada traga um maior entendimento do Patrimônio Cultural como uma ferramenta para inclusão social e como motor para o desenvolvimento da região. O desafio é encontrar as formas de viabilização que incentivem o diálogo, a coesão e desenvolvimento regional a partir do patrimônio.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Íris Santos - iris.santos@iphan.gov.br
Mécia Menescal - mecia.menescal@iphan.gov.br
Isadora Fonseca - isadora.fonseca@iphan.gov.br  
(61) 2024-5461 / 2024-5479/ 2024-5459 
(61) 9380-8358 / 9381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin