Catedral Nossa Senhora das Mercês de Porto Nacional (TO) terá entorno revitalizado

Catedral Nossa Senhora das Mercês de Porto Nacional (TO) terá entorno revitalizado.Acessibilidade, revitalização do piso, com nova pavimentação em cerâmica, além de rede de energia elétrica e telefônica subterrâneas serão objeto de Convênio assinado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Tocantins (Iphan-TO) e a prefeitura municipal, na próxima quarta-feira, 03 de junho.
 
O projeto de revitalização da Catedral Nossa Senhora das Mercês de Porto Nacional receberá do Iphan R$ 600 mil oriundo do Fundo Nacional de Cultura (FNC) e cerca de R$ 295 mil da prefeitura local, que será a responsável pela execução da obra. Na área de 1.164 m², além de antigas edificações residenciais, estão a Cúria, o Seminário Diocesano e a Secretaria da Cultura de Porto nacional. As obras que terão início em 30 de junho têm previsão de término no mês de dezembro deste ano.  

O Porto Nacional 
A história de Porto está ligada à navegação pelo rio Tocantins e à extração de ouro que trouxe muitos garimpeiros e a mineração foi responsável pela maioria dos pequenos núcleos que se estabeleceram na região. A travessia de mineradores, tropeiros, mascates e viajantes era realizada em barcos do português Félix Camôa (barqueiro e primeiro morador do local), onde está o Centro Histórico de Porto Nacional, tombado pelo Iphan em 2008. 

A área delimitada abrange cerca de 250 edificações, conjuntos de ruas, largos e praças, incluindo a Avenida Beira Lago e o entorno da Catedral Nossa Senhora das Mercês. Na cidade, destacam-se as edificações construídas pelos freis dominicanos como a Catedral das Mercês, além de espaços públicos e residências.

Serviço: 
Assinatura de Convênio 

Data: 03 de junho de 2015
Horário: 16h
Local: Prefeitura de Porto Nacional-TO

Mais informações para a imprensa: 
Iphan-TO

(63) 3225-6567/ 3215-2757/ 3225-2028 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin