Presidente do Iphan visita o Paraná

publicada em 28 de abril de 2009, às 11h33

 

O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, acompanhando o ministro da Cultura, Juca Ferreira, visita, hoje, 28, o Paraná para uma agenda em Curitiba e outras cidades do interior do Estado.

A programação inicia-se no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, onde Luiz Fernando participa do programa Escola de Governo, reunião do secretariado com o Governador do Paraná, transmitida pela TV Cultura, ocasião em que o ministro da Cultura, Juca Ferreira, assinará o convênio relativo ao programa federal “Mais Cultura”, junto à Secretaria Estadual da Cultura. 

Na cidade de Mallet, o presidente participa de ato inaugural das obras de restauro da Igreja São Miguel Arcanjo, construída há mais de um século pelos imigrantes ucranianos. O trabalho será coordenado pelo Instituto Arquibrasil, com o apoio do Iphan e patrocínio da Caixa Econômica Federal. Com valor total estimado em um milhão e 100 mil reais, o projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura. Construída na Serra do Tigre a partir de 1899 e inaugurada em 1903, a igreja São Miguel Arcanjo tem em sua arquitetura a expressão dos valores da comunidade ucraniana. As paredes são triplas, onde a madeira foi encaixada com pouco uso de pregos. Apresenta no interior pinturas com imagens de São Nicolau, Nossa Senhora, São José e outros. Além da construção de madeira de araucária, típica paranaense, a cultura é preservada na igreja através da religiosidade e da vida social que a rodeia, com suas tradições, ensino da língua e atividades de folclore.

À tarde, no município de Irati, Luiz Fernando participa de encontro com Prefeitos da Região Centro Sul do Paraná, organizada pela Associação dos Municípios do Centro Sul do Estado do Paraná (Amcespar). 

Em Prudentópolis, o presidente visita a Igreja São Josafá, bem tombado pelo patrimônio histórico do Estado, onde assiste a cerimônia religiosa, com a participação do Coral São Josafá. Depois disso, assiste apresentação Cultural Folclore Ucraniano Wesselka e outras manifestações artísticas eslavas, no Clube Social XII de novembro. Ao final do dia, o presidente visita o Museu do Milênio na mesma cidade. Com o intuito de resgatar e preservar a memória e história do imigrante ucraniano, o Museu do Milênio foi inaugurado em 1989, mostrando a cultura ucraniana – arte sacra, artesanato, folclore, educação e instituições.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin