Iphan lança documentário sobre o Tambor de Crioula

publicada em 27 de abril de 2009, às 11h43

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA) informa que vai lançar, dia 30, quinta-feira, no Cine Praia Grande, em São Luís, às 18h30min, documentário em DVD sobre o Tambor de Crioula – 1979. Com o lançamento, iniciam os projetos de salvaguarda relacionados ao Tambor de Crioula, após seu registro como Patrimônio Cultural Brasileiro, ocorrido em junho de 2007.

Alinhando-se às diretrizes que orientam as políticas públicas do órgão na área do patrimônio cultural de natureza imaterial, concebidas como ações de produção de conhecimento, documentação, sensibilização da sociedade, promoção e apoio às condições materiais, ambientais e sociais indispensáveis para a existência e continuidade de um determinado bem, busca-se divulgar junto ao grande público o documentário Tambor de Crioula, lançado em 1979, em película de 16 mm, com duração de 12 minutos, acrescido de extras contendo um novo documentário, produzido especialmente para esse projeto.

Realizado entre dezembro de 1977 e junho de 1978, pelo cineasta maranhense Murilo Santos com roteiro de Valdelino Césio e Roldão Lima, Tambor de Crioula é, a rigor, o primeiro documentário específico sobre a manifestação, descrevendo-lhe os principais aspectos coreográficos, musicais e poéticos a par das práticas e dimensões socioculturais a ela associadas – raízes culturais africanas, origem social dos participantes, devoção religiosa, impacto do turismo. No entanto, Tambor de Crioula não consiste em mera ilustração visual da mesma, possuindo qualidades artísticas evidentes, que o tornam, para além de um documento de grande valor histórico, uma peça importante do repertório cinematográfico maranhense. 

De modo geral, o Tambor de Crioula pode ser definido como uma forma de expressão de matriz cultural afro-brasileira, difundida por todo o território do Maranhão, que envolve dança de roda, canto e percussão de tambores. Atualmente, constata-se em São Luís a existência de mais de 80 grupos de Tambor de Crioula em atividade, aglutinados em duas grandes associações ou atuando de maneira independente, e localizados em sua grande maioria nos bairros adjacentes ao centro histórico da cidade. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin