Casa do Patrimônio em Iguape
publicada em 14 de abril de 2009, às 13h40
Nesta segunda-feira, 13 de abril, a prefeita de Iguape, Maria Elizabeth Negrão Silva, recebe o presidente do Iphan, Luiz Fernando Almeida, para assinatura de termo de cooperação para instalação no Centro Histórico da cidade da Casa do Patrimônio. Iguape será a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o espaço, que além de contar com pessoal técnico, funcionará como um local de diálogo entre o instituto e a sociedade, por meio de exposições, debates, oficinas e outras atividades relacionadas ao tema da preservação patrimonial.
Nas primeiras atividades da Casa do Patrimônio de Iguape, que tem sua inauguração prevista para maio, será oferecido curso de maquete, dirigido principalmente a estudantes e professores, e realizada exposição sobre paisagem cultural e tombamento. No local também será instalada uma biblioteca, com cerca de 500 títulos sobre arquitetura, urbanismo, artes e cultura.
O projeto Casas do Patrimônio tem cinco unidades no país, incluindo a de Iguape. O conceito se fundamenta na estruturação de um centro habilitado a prestar informações pertinentes ao tombamento e seus desdobramentos, aos diferenciais e ao valor dos bens tombados, além de dados sobre atividades relacionadas à área da cultura. Serão desenvolvidas ações permanentes de educação patrimonial, oficinas e treinamentos relacionados às áreas de conservação, restauração e preservação de monumentos e espaços públicos.