Presidente do Iphan visita o centro histórico de Iguape(SP)
publicada em 14 de abril de 2009, às 13h43
O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e a superintendente regional do Iphan em São Paulo, a arquiteta Anna Beatriz Galvão, visitaram no último dia 13 de abril a cidade de Iguape (SP), com o objetivo de conhecer o centro histórico local, cujo tombamento foi proposto pela Superintendência do órgão no estado.
O estudo técnico a ser utilizado no processo encontra-se em fase final de elaboração. O centro histórico de Iguape está entre os mais bem preservados e caracterizados sítios históricos do estado de São Paulo, e possui uma arquitetura que revela a trajetória do município. Localizado entre o Morro da Espia, o Canal do Valo Grande e o Mar Pequeno, caracteriza-se por ser plano e composto por importantes casas e sobrados de pedra e cal.
As edificações presentes no centro histórico remontam aos períodos da exploração aurífera, no século 16, das atividades ligadas à construção naval, a partir de meados do século 18, e da cultura do arroz, do século 19. Dentre as especificidades, pode-se citar o arruamento (processo de constituição e estruturação de ruas) defensivo - com vias em funil, fechadas ao exterior- e as praças da Basílica e de São Benedito.
Os membros do Iphan foram recebidos pela prefeita de Iguape, Maria Elisabeth da Silva, e pelo secretário de Cultura, Carlos Alberto Pereira Junior, que solicitaram formalmente, em maio de 2008, o tombamento do centro histórico.
Para a ocasião foram convidados prefeitos de outros municípios da região do Vale do Ribeira, como Apiaí, Iporanga, Cananéia, Registro e Eldorado.
Presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e a prefeita de Iguape, Maria Elisabeth da Silva.