Iphan lança livros da série Pesquisa e Documentação

publicada em 14 de abril de 2009, às 13h50

 

Na próxima sexta-feira, 17, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai lançar a série Pesquisa e Documentação na Livraria Mário de Andrade, no Rio de Janeiro. A compilação apresenta o acervo documental e trabalhos desenvolvidos pela instituição sobre a história da gestão do patrimônio cultural. 

O lançamento contará com a presença do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida e do superintendente do Iphan/RJ, Carlos Fernando Andrade. A cerimônia contará também com a apresentação musical de Nonato Duque Estrada, voz, e Juliano Santos, violão. Eles tocam o programa “Um patrimônio cultural brasileiro: o repertório de Carmen Miranda, 1930-1940”, que inclui composições de Ari Barroso, Assis Valente, André Filho, Dorival Caymmi, em homenagem aos 100 anos do nascimento da cantora. 

O primeiro volume da série, Paisagem cultural e patrimônio, de Rafael Winter Ribeiro, foi publicado ainda em 2007. O livro é fruto de pesquisas, resultado de discussões com a equipe de técnicos Iphan, bolsistas e supervisores do PEP, o Programa de Especialização em Patrimônio oferecido pelo Instituto. A obra mostra por que o tema paisagem cultural tem despertado tanto interesse nos últimos anos. 

Em 2008, foram publicados mais dois números - Salvemos Ouro Preto: A campanha em benefício de Ouro Preto (1949-1950) e As Missões da UNESCO no Brasil. O primeiro, escrito pela historiadora Juliana Sorgine, do Iphan, apresenta uma das primeiras experiências de inventário sistemático do maior sítio urbano protegido como patrimônio cultural no País. A outra publicação está inserida no projeto de difusão das pesquisas sobre as missões da UNESCO no Brasil e traz a reprodução, em Português, do relatório do arquiteto francês Michel Parent. 

Cadernos de Pesquisa e Documentação do Iphan
Na ocasião, também serão apresentados cinco Cadernos de Pesquisa e Documentação do Iphan, produzidos pela Coordenação de Pesquisa do Instituto. Trata-se de edições voltadas para a divulgação de resultados preliminares de pesquisas sobre a memória da preservação, elaboradas para estimular o debate interno e o aprimoramento técnico. São eles:

1. Assentamentos Jesuíticos: territórios e significados – são textos pautados pelas representações presentes na historiografia acerca do papel dos jesuítas na formação da sociedade brasileira e o processo de patrimonialização de seus legados, por meio dos tombamentos realizados pelo Iphan;

2. Rotas da Alforria: trajetórias das populações afro-descendentes na região de Cachoeira, Bahia - relatório da primeira etapa do projeto que dá nome ao livro, concebido em caráter estratégico em 2004;

3. Dicionário Iphan de Patrimônio Cultural - apresentação do histórico do projeto de divulgação de toda a nominata, selecionada por pesquisa documental, além de alguns exemplos da metodologia desenvolvida para a elaboração de verbetes, uma prévia à campanha de colaboração para o dicionário a ser lançada no site Iphan www.iphan.gov.br; 

4. A fotografia na preservação do patrimônio cultural: uma abordagem preliminar - coletânea de textos sobre os trabalhos de levantamento do acervo fotográfico sob a guarda do Arquivo Central do Iphan, Seção Rio de Janeiro, com a participação do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da Funarte;

5. Programa de Gestão Documentação do Iphan - apresenta os resultados então alcançados pelo Programa, suas referências conceituais, pesquisa, legislação específica, treinamento de pessoal e recursos da informática. 

A publicações se propõem a subsidiar as ações de preservação do patrimônio cultural e pesquisa acerca do patrimônio e áreas correlatas.  

Serviço: 
Lançamento da série Pesquisa e Documentação do Iphan
Data:
17 de abril de 2009
Horário: 17h
Local: Livraria Mário de Andrade, Palácio Gustavo Capanema, Rua da Imprensa, 16, Térreo, Rio de Janeiro, RJ.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Monumenta/Iphan
Fones: (61) 3326-8907 / 3326-6864 / 3414-6194
ascom@iphan.gov.br 
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin