CRESPIAL mostra interesse em estabelecer parceria com o Centro de Formação em Gestão do Patrimônio
publicada em 03 de abril de 2009, às 14h14
Durante as reuniões do Comitê Executivo e do Conselho de Administração do Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (CRESPIAL), realizadas na cidade de Cuzco, no Peru, de 24 a 27 de março, o representante do Brasil comunicou aos outros membros do Conselho o desenvolvimento do projeto do governo brasileiro junto à UNESCO, que tem por objetivo a criação do Centro Regional de Formação para a Gestão do Patrimônio.
Esse Centro será sediado no Rio de Janeiro e conta com o apoio dos países do MERCOSUL e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O Brasil tem interesse em estabelecer articulações com o CRESPIAL para possíveis iniciativas conjuntas na área de capacitação de gestores do patrimônio de cultural imaterial.
A parceria visa ao fortalecimento institucional do Centro e ao desenvolvimento de redes já em 2009. O Comitê Executivo recomendou, e o Conselho de Administração acatou, que fossem aproveitados os espaços multilaterais e os foros nacionais e internacionais relacionados ao Patrimônio Cultural Imaterial, bem como a otimização das iniciativas de comunicação, o desenvolvimento das capacidades do Centro por meio de sua estruturação organizacional, e ainda o aprofundamento da institucionalização do Centro no que se refere à gestão de projetos e de relações internacionais.
O convite apresentado pelo País foi bem acolhido pelo Conselho, que valoriza e apoia a iniciativa brasileira, cuja participação nas suas reuniões esteve sob a responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura que, na ocasião, esteve representada pela sua Assessoria de Relações Internacionais.
O CRESPIAL é um centro regional de categoria II da UNESCO, com sede no Peru, que recentemente obteve, junto ao Ministério de Relações Exteriores daquele país, a condição de sujeito de direito internacional diferenciado para atuar como Organismo Internacional, condição válida no âmbito da administração pública peruana.
Também foi realizado o registro do CRESPIAL na Superintendência Nacional de Administração Tributária do Peru (SUNAT). Estas ações de fortalecimento têm o objetivo de favorecer a autonomia administrativa do Centro e de intensificar as ações formativas de caráter regional no campo do patrimônio cultural imaterial. Os países que integram o CRESPIAL são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.