Seminário sobre gestão do Patrimônio Cultural em Angola

publicada em 03 de abril de 2009, às 14h19

 

O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, fará a primeira palestra do seminário “Gestão do Patrimônio Cultural – a experiência brasileira”, que acontecerá no período de 6 a 10 de abril em Luanda, Angola. O evento faz parte do acordo de cooperação econômica, científica e técnica entre Brasil e Angola, firmado em 1980, promulgado em 1990 e ajustado em 2007 para a implementação de programa para fortalecimento da Gestão do Patrimônio Cultural de Angola.

Por meio de seminários e workshops, o programa objetiva capacitar técnicos angolanos a executarem tarefas demandadas ao Estado no campo do Patrimônio Cultural. Através do estudo de casos brasileiros, análogos às situações identificadas em Angola, busca-se colaborar para que os técnicos das instituições angolanas possam preservar os bens que integram o patrimônio cultural angolano; proteger os direitos das pessoas e instituições dedicadas a essas atividades; promover a integração do nível cultural nos processos de descentralização administrativa, jurídica e política do Estado; interconectar a administração pública cultural das diferentes localidades territoriais de Angola; e, no âmbito de sua competência, atender às demandas, sugestões e inquietudes provenientes de diferentes setores sociais e culturais.

A abertura oficial do evento terá a presença de representantes dos governos angolano e brasileiro da área cultural e de patrimônio; da assessora da diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura do Brasil, Elizabeth Silva; da diretora substituta do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Ana Gita de Oliveira; do diretor do Departamento de Patrimônio Material do Iphan, Dalmo Vieira Filho.

Os marcos institucionais para a preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial, a administração dos recursos públicos e as Leis de Incentivo à Cultura no Brasil e o panorama das ações de cooperação internacional em desenvolvimento pelo Iphan serão apresentados e discutidos no seminário. Uma mesa redonda, formada por técnicos do Iphan, abordará os problemas e oportunidades no campo da gestão do patrimônio cultural.

O evento conta também com programação técnico-cultural com visitas à Fortaleza de São Pedro da Barra – monumento nacional desde 1932, edifício militar do século XVIII erigido sobre as ruínas do Forte de Cassondama, ao norte de Luanda; e à cidade de Cacuaco, reduto de importantes festas populares angolanas.

Serviço:
Seminário Gestão do Patrimônio Cultural – a experiência brasileira
Data:
06 a 10 de abril de 2009 
Local: Luanda, Angola.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin