Doação de Cinco Obras ao Museu Victor Meirelles

publicada em 01 de abril de 2009, às 14h28

 

As obras da mostra são de ex-alunos do artista Victor Meirelles 

O Museu Victor Meirelles, em Florianópolis, promove nesta quarta-feira,1º de abril, às 17 horas, a apresentação de cinco obras recebidas em doação, cujas autorias são de ex-alunos do próprio Meirelles que frequentaram a Academia Imperial de Belas Artes.

No ano de 2008, a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Sara Regina Poyares dos Reis doou ao museu um óleo sobre tela, de Victor Meirelles, denominado Estudo para "Batalha dos Guararapes" (1874-1878). Agora, a sociedade catarinense ganha um novo presente – desta vez um acervo público, formado por obras importantes realizadas pelos mais expressivos discípulos de Meirelles.

Ao todo, cinco obras serão doadas ao museu por Sara dos Reis.

O público presente poderá conferir os trabalhos dos artistas Belmiro de Almeida, Antônio Parreiras, Oscar Pereira da Silva, Décio Villares e Eliseu Visconti. 

Os autores
Antônio Parreiras era pintor, desenhista e ilustrador. Iniciou os estudos artísticos como aluno livre na Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, no Rio de Janeiro, em 1883. Fundou o Salão Fluminense de Belas Artes, em Niterói, em 1929. Em 1941, sua casa-ateliê, na mesma cidade, foi transformada no Museu Antônio Parreiras, com o objetivo de preservar e divulgar sua obra.

Belmiro de Almeida Pintor foi desenhista, caricaturista, escultor, professor e escritor. Sua obra teve influência francesa, conseqüência do estudo e contato com obras de artistas e intelectuais do país que renovaram a arte do período: Édouard Manet e Edgar Degas na pintura e Gustave Flaubert e Émile Zola na literatura. 

Décio Villares foi pintor, escultor e caricaturista e também formou-se pela Aiba. Liderou, em 1888, o grupo dos positivistas que se contrapôs aos modernistas e às reformas que eles exigiam que fossem implementadas na Academia. Desenhou caricaturas para jornais satíricos e, em 1889, participou da concepção da Bandeira Nacional do Brasil.

O italiano Eliseu Visconti era pintor, desenhista, professor. Veio com a família para o Rio de Janeiro, em 1873, e dez anos depois, passou a estudar no Liceu de Artes e Ofícios, com Victor Meirelles. É autor de painéis e da decoração do fouyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

Já Oscar Pereira da Silva é pintor, decorador, desenhista e professor. Em 1897, fundou o Núcleo Artístico, que, mais tarde, se transformou na Escola de Belas Artes de SP, onde deu aulas. Entre 1903 e 1911, trabalhou na decoração do Theatro Municipal de São Paulo.

O museu está localizado na Rua Victor Meirelles, 59, no Centro. A entrada na apresentação dos trabalhos será gratuita. As obras também estarão abertas à visitação de terça a sexta-feira, com ingresso a R$ 2.

Mais informações:
Museu Victor Meirelles
Fone: (48)3222.0692 
museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin