Jongo da Serrinha no Jardim Botânico (RJ)

publicada em 14 de maio de 2009, às 15h51

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ) promove amanhã, dia 15 de maio, às 20h30min, uma apresentação especial do Jongo da Serrinha, integrando o evento “Concertos de Outono”, realizado no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Esta é mais uma iniciativa, dentre várias, para divulgar e preservar essa manifestação cultural afro-brasileira, registrada pelo Iphan, em 2005, no livro de Formas de Expressão, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O Jongo, também conhecido como Caxambu, é integrado por percussão de tambores, canto e dança. Presente no Sudeste brasileiro, fez o caminho do café e da cana-de-açúcar, praticado pelos negros de origem bantu, trabalhadores escravizados nas lavouras da região.

A principal conquista das comunidades jongueiras é o Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu. Este programa de extensão, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense/UFF e pela Fundação Euclides da Cunha/FEC, em parceria com o Iphan e comunidades jongueiras da região sudeste, realiza ações de articulação e procura contribuir para os processos de garantia de direitos. Suas atividades estão concentradas em três eixos de ação: articulação/distribuição, capacitação/qualificação e difusão/divulgação. 

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan/RJ
Fones 21 2203-3146, com  Amanda Moura, Chico Cereto (9127-7387) e Rodney Ribeiro (9792-4909)

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin