Iphan assina acordo para implementar Trem Turístico Cultural em Minas

publicada em 12 de maio de 2009, às 16h03

 

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Artística Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, vai participar, em Santos Dumont (MG), dia 14 de maio de 2009, às 9h30min, de cerimônia de assinatura de termos de guarda e cessão provisória de bens móveis e imóveis da União entre as prefeituras de Santos Dumont, Juiz de Fora e Matias Barbosa, em Minas Gerais, e órgãos do Governo Federal - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT, Secretaria de Patrimônio da União – SPU e Iphan. Os termos de cessão e guarda visam a implementação do projeto Trem Turístico Cultural – Zezé Leone e Expresso Pai da Aviação.

Participam ainda da solenidade, organizada pela Prefeitura de Santos Dumont e pela organização não-governamental Movimento Nacional Amigos do Trem, Luiz Dulci, ministro-chefe da secretaria-geral da Presidência da República, Alexandra Reschke, da SPU, Luiz Antônio Pagot, diretor-geral do DNIT.

Locomotiva Zezé Leone
A locomotiva 370 da antiga Rede Ferroviária Federal, batizada de Zezé Leone, nome recebido em homenagem à Miss Brasil eleita em 1922, pertenceu inicialmente à Estrada de Ferro Central do Brasil, a quem foi doada pelo rei Alberto I da Bélgica por ocasião do Centenário da Independência em 1922. A máquina pertence à classe Pacific, com quatro rodas-guia na frente, para estabilidade; seis rodas de tração no meio de grande diâmetro, para velocidade, e duas rodas atrás para apoio. 

A locomotiva foi localizada, em 2005, pelo pesquisador Sérgio Martire, durante a elaboração do inventário das Locomotivas a Vapor, um catálogo de todas as locomotivas a vapor existentes no Brasil. Foi restaurada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e entregue a comunidade em 2008.

A Pacific é uma das locomotivas mais famosas do tempo do vapor, usada em todo o mundo para trens expressos de passageiros. Foi projetada para alta velocidade (100 km/h) e ganhou um poema sinfônico do compositor franco-suisso Arthur Honneger intitulado “Pacific 4-3-1”. No Brasil, a Central do Brasil tinha 30 dessas máquinas, todas da série 300, servindo nos trens expressos Rio-São Paulo e Rio-Belo Horizonte. Restaram duas, a 353, hoje no Museu do Imigrante, em São Paulo, e a 370, agora recuperada.

Expresso Pai da Aviação
Trata-se de uma maria-fumaça intitulada “Expresso Pai da Aviação” que ligará as cidades de Matias Barbosa a Barbacena, passando por Juiz de Fora, Mariano Procópio e Santos Dumont, em Minas Gerais. O trem faz parte de projeto turístico regional do Governo Federal que busca resgatar o transporte ferroviário de passageiros, por meio do Programa Nacional de Revitalização das Ferrovias.

O estudo de viabilidade foi elaborado através de convênio entre o Ministério dos Transportes e a organização não-governamental (ONG) Movimento Nacional Amigos do Trem, em parceria com as universidades federais de Juiz de Fora (UFJF) e Viçosa (UFV).

No trajeto de 88 quilômetros entre Matias Barbosa e Santos Dumont, operavam duas composições: o trem Xangai, que circulou durante 70 anos, e o Expresso da Mantiqueira, que operava desde 1994. Ambos foram desativados em 1997, após a privatização da malha ferroviária.

Serviço:
Cerimônia assinatura de termos de guarda e cessão provisória de bens móveis e imóveis
Data:
14 de maio de 2009
Horário: às 9h30
Local: Centro Cultural Paulo de Paula - Estação Central, Santos Dumont, MG.

Mais informações:
Movimento Nacional Amigos do Trem
Paulo Henrique do Nascimento
Tel.: (32) 9961-1463 e 3213-5335
E-mail: mnat@ig.com.br e mnat@bol.com.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin