Salvador recebe o 1º Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural

publicada em 29 de julho de 2014, às 12h34

 

Salvador recebe essa semana o 1º Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural entre o Brasil e a Nigéria. O evento vai até o dia 31 de julho com extensa programação. Estão previstas mesas-redondas, palestras, apresentações culturais e visitas às cinco casas tombadas como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). São elas o Ilé Asè Iyá Nassó Okà (Casa Branca), o Ilé Asé Opo Afonja, o Ilé Iyá Omi Asé Iyamasé (Terreiro do Gantois), o Ilé Maroialaji (Terreiro Alaketu) e o Ilé Osùmàré Arakà Asé Ogodo (Casa de Oxumarê).

O objetivo do seminário é promover a herança cultural e histórica comum entre a Bahia e Oyo e a troca de experiências entre as comunidades tradicionais de matriz africana do Brasil e Nigéria. O evento vai trazer também um amplo debate sobre a preservação e salvaguarda do patrimônio cultural compartilhado entre esses dois países.

O Fórum também pretende reunir e promover a articulação dos cinco terreiros de tradição nagô, tombados pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro para incentivo à discussão sobre a gestão, preservação e salvaguarda dos seus bens culturais.

O seminário é promovido pelo Ministério da Cultura e o Iphan e segue as metas do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana 2013-2015 (elaborado pela SEPPIR).

Serviço:
1º Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural entre o Brasil e a Nigéria
Data: 28 a 31 de Julho de 2014
Local: Salvador - Bahia

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin