Iphan recebe pedido de tombamento em Recife

publicada em 12 de maio de 2009, às 16h05

 

A superintendência do Iphan em Pernambuco vai receber, dia 14 de maio de 2009, às 14h30min, o pedido de tombamento do Terreiro Oba-Ogunté, também conhecido por Sítio do Pai Adão. 

Segundo a tradição oral, o terreiro foi fundando em 1870 por africanos do grupo étnico Egbá, África Ocidental, região que compreende, em especial, o Golfo do Benin. O Sítio é caracterizado pelas tradições ao culto de Iemanjá, sendo o primeiro terreiro a realizar a festa da Panela de Iemanjá, a partir de um calendário fundado no dia da Conceição. 

O sítio é um conjunto de construções e de espaços sagrados destinados ao culto dos orixás, seguindo o modelo litúrgico Nagô, genericamente conhecido com Iorubá, mantendo um elenco de divindades que são perpetuadas pela ortodoxia dos rituais, onde se destaca, entre as muitas cerimônias, o chamado Presente de Iemanjá ou Panela de Iemanjá.  O terreiro é consagrado a Iemanjá, divindade das águas do mar.  Une-se, assim, a realidade da cidade do Recife, entrecortada de rios e com um litoral atlântico, com o patronato de Iemanjá.  As águas compartilham o cotidiano do recifense, e Iemanjá também está presente nesse cotidiano indivisível do sagrado e do profano.

Mais informações
Manoel do Nascimento Costa
Estrada Velha de Água Fria, 644, Água Fria, Recife (PE).
Telefones: (81) 3267-3277 e 9185-1692
E-mail: manoelpapai@bol.com.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin