Instituto Andaluz publica livro As Cidades Históricas como Destinos Patrimoniais

publicada em 06 de maio de 2009, às 16h13

 

O livro, que trata de patrimônio, turismo e desenvolvimento, é de autoria de Marcelo Brito, especialista do Iphan.

O livro As Cidades Históricas como Destinos Patrimoniais: um estudo comparado entre a Espanha e o Brasil, do arquiteto Marcelo Brito, especialista do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), foi publicado na Espanha pelo Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico da Consejeria de Cultura da Junta de Andalucia. Em versão bilíngüe, português e espanhol, o livro trata de patrimônio, turismo e desenvolvimento e decorre de pesquisa de pós-doutorado, desenvolvida junto ao Grupo de Turismo, Patrimônio e Desenvolvimento da Universidade Complutense de Madri.

O trabalho apresenta informações de interesse para os formuladores e gestores de políticas turísticas e patrimoniais. Indica também o estabelecimento de diálogo necessário ao desenvolvimento sustentável de destinos de dominância patrimonial, a partir e apoiado no desenvolvimento de um sistema de certificação de destinos dessa natureza, que não existe, nos moldes propostos, na Espanha, Brasil e demais países ibero-americanos.

A pesquisa destaca a necessidade de estruturação de produtos turístico-culturais para desenvolver o turismo cultural em cidades históricas como atividade prazerosa e enriquecedora do ponto de vista do conhecimento, da aprendizagem e do entretenimento. Foram analisadas as cidades de Sevilha, Córdoba e Granada, Santiago de Compostela e Toledo na Espanha e Ouro Preto no Brasil. Todas as cidades estudadas possuem bens declarados pela Unesco como patrimônio da humanidade.

A obra pode ser adquirida pelo site www.juntadeandalucia.es/cultura/libreriavirtual/ ou pelo e-mail informacion.iaph.ccul@juntadeandalucia.es

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin