Biblioteca do Centro Nacional de Cultura Popular reabre ao público após melhorias
publicada em 29 de junho de 2009, às 16h49
A Biblioteca Amadeu Amaral do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Iphan, Ministério da Cultura será reaberta ao público no dia 2 de julho, às 17h, após a conclusão de obras nas instalações que abrigam a reserva técnica e a sala de consulta. As obras permitirão melhor acesso e organização dos espaços e maior conforto ao público usuário. Os trabalhos foram patrocinados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, por intermédio do programa de apoio a projetos de preservação de acervos.
Mobiliário específico para armazenamento do material bibliográfico, visual e sonoro foi adquirido, e equipamentos para ampliar pesquisas e divulgação do patrimônio da biblioteca, única do País especializada em folclore e cultura popular. A biblioteca reúne cerca de 200 mil documentos que, a partir de projetos específicos, vêm sendo digitalizados e disponibilizados na internet. Criada em 1961, a biblioteca disponibiliza para consulta livros, periódicos, folhetos, teses, folhetos de cordel, recortes de jornal, fotografias, discos, cds, fitas-cassete, filmes e vídeos.
O nome da biblioteca é uma homenagem a Amadeu Ataliba Amaral Leite Penteado (1875-1929), jornalista, poeta, folclorista, pioneiro nos estudos sobre folclore brasileiro e considerado precursor da pesquisa de campo na área. Natural de Monte-Mor, São Paulo, autodidata, publicou vários livros, entre os quais O dialeto Caipira e Tradições Populares. Foi autor de vários artigos na Revista da Academia Brasileira, incentivando a sistematização da pesquisa no âmbito do folclore. Membro da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de Olavo Bilac, aprofundou as discussões em torno do folclore e propôs a criação de comissão específica para estudar o tema.
Serviço:
Reabertura da Biblioteca Amadeu Amaral
Data: 02 de julho de 2009
Horário: 17h
Local: Salão de leitura, Rua do Catete, 179 (metrô Catete), Rio de Janeiro, RJ.