Brasil assume presidência do comitê do Patrimônio Mundial e Brasília será sede da próxima reunião

publicada em 29 de junho de 2009, às 16h51

 

No ano em que comemora 50 anos de sua inauguração, Brasília vai sediar a 34ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial.  Será uma conveção de 12 dias onde mais de 180 delegações dos paises participantes vão discutir sobre as novas candidaturas, além do estado de conservação e risco daqueles que já são declarados Patrimônio da Humanidade.

A reunião em Brasília foi aprovada por aclamação neste domingo, dia 28, em Sevilha (Espanha), durante a 33ª sessão do comitê. O evento, que acontece até dia 30 (terça), contou com 800 participantes entre estados-parte, especialistas em patrimônio, organizações não governamentais e organismos técnicos assessores da UNESCO.

A escolha do Brasil como sede da reunião do comitê é um reconhecimento da ação que o país, sobretudo por intermédio do Ministério da Cultura e do Iphan, está realizando junto às Convenções Internacionais de Proteção ao Patrimônio Cultural.

Será também uma oportunidade para a reflexão sobre a proteção do patrimônio contemporâneo, já que Brasília foi a primeira cidade moderna reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O Brasil assume também a presidência do Comitê, um conjunto de 21 países eleitos, responsáveis pela aplicação da Convenção. O Brasil é membro ativo do Comitê do Patrimônio Mundial, ao qual se incorporou com mandato de quatro anos a partir de 2007. O Comitê tem como papel principal acompanhar o estado de conservação dos sítios do Patrimônio Mundial e é órgão deliberativo da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação – Iphan
Tel.: (61) 3414-6194 e 3326-6864
E-mail: ascom@iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin