Iphan apresenta resultados da Oficina Geoparque e Gestão realizada no Mato Grosso do Sul

publicada em 26 de junho de 2009, às 12h21

 

Realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso do Sul (Iphan-MS), a Oficina Geoparque e Gestão produziu, ao seu final, um documento com os resultados do encontro: “Recomendações de Campo Grande para Estruturação e Gestão do Geoparque Bodoquena/Pantanal em Mato Grosso do Sul”.

As “Recomendações de Campo Grande” elencam uma série de medidas que serão tomadas de imediato e a médio e curto prazos. A primeira delas, é a criação de um comitê gestor interinstitucional e multidisciplinar, de caráter consultivo e deliberativo, com a responsabilidade de gerir a finalização da proposta de candidatura oficial à Global Geoparks Network – GGN.

Como ações a curto prazo, o documento lista, dentre outras, a criação do Geoparque Bodoquena-Pantanal por meio de atos administrativos dos poderes Executivo e Legislativo estaduais; a divulgação junto aos municípios da Portaria nº. 127, de 30 de abril de 2009, que estabelece a chancela da Paisagem Cultural Brasileira; a ampla divulgação do conceito do geoparque no Estado e no país, ressaltando que sua criação não interfere no direito de propriedade, mas, antes, gera novas alternativas econômicas.

A médio, as recomendações são a definição de condições básicas de gestão, do incremento de localidades identificadas como geossítios e da divulgação do conceito de geoparque junto às comunidades locais e à população do estado de MS; o fomento e incremento das atividades educacionais focadas na geodiversidade, como criação de geoprogramas educacionais, cursos técnicos, guias de geoturismo voltados para o geoparque, treinamento de professores municipais para o ensino básico de geologia, cursos que abordem as relações paleoambientais com as condições de vida no futuro; a seleção dos geossítios que apresentem maior equilíbrio entre representatividade geocientífica, turística, paisagística, histórica e outras, bem como os que se encontrem em situação facilitada para implantação dos primeiros geossítios a serem avaliados pela UNESCO.

A Oficina Geoparque e Gestão aconteceu nos dias 16 a 19 de junho de 2009, no Centro de Convenções do Parque dos Poderes, em Campo Grande (MS), com o objetivo de produzir subsídios e estabelecer consenso quanto à estruturação e gestão do Geoparque Bodoquena-Pantanal, bem como definir diretrizes, atribuições e prazos para os trabalhos subseqüentes.

A iniciativa da Oficina derivou de outro evento, ocorrido em setembro de 2007, em Bonito, no estado de Mato Grosso do Sul: o seminário “Serra da Bodoquena/MS – Paisagem Cultural e Geoparque”, promovido pelo Iphan no Mato Grosso do Sul, com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL.

Geoparque Recomendações.
Geoparque Carta Paisagem Cultural.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin