Iphan em São Paulo ganhará uma nova sede

publicada em 10 de junho de 2009, às 15h33

 

Imóvel conhecido como Casa de Dona Sebastiana fica em Higienópolis e foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1910

A Superintendência do Iphan em São Paulo vai ganhar em breve uma nova sede. A edificação, conhecida como “Casa de Dona Sebastiana”, é um bem tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo(Compresp) e foi projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Localizada no bairro de Higienópolis, seu projeto foi feito em 1910 pelo arquiteto a pedido de Dona Sebastiana de Souza Queiroz, que era neta do Barão de Limeira.

Apesar das reformas para a mudança do programa de uso residencial para abrigar a sede da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) na década de 60 e, posteriormente, para receber o “Universidade Solidária”, a casa ainda conserva características das construções do início do século 20. Ela possui cerca de 652,40m², distribuídos em três pisos: subsolo com 230,76m² térreo com 242,02m² e superior com 178,62m².

Na última segunda-feira (8), o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, a superintendente do Iphan em São Paulo, Anna Beatriz Galvão e uma equipe local participaram de uma vistoria na casa. No mesmo dia, a superintendente assinou o termo de recebimento do local junto à gerência regional da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Nas próximas semanas, serão contratados os projetos de restauro e de adaptação do bem às novas funções a fim de promover sua completa recuperação e possibilitar o funcionamento do órgão em sua nova casa.

O Iphan em São Paulo ocupa desde a década de 60 um imóvel situado na Rua Baronesa de Itu, também em Higienópolis, na capital paulista. Diante da ampliação da atuação da instituição e do seu corpo técnico, o prédio já não comporta as demandas recebidas. Além do que, não obstante ser a mais antiga representação do Iphan, nascida com a criação da própria instituição em 1937, era uma das poucas superintendências que não ocupavam um imóvel declarado monumento histórico.

Mais informações:
Superintendência do Iphan em São Paulo
Tels: (11)3826-0744 ou 3826-0905

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin