Iphan apoia workshop sobre desafios da cidade contemporânea

publicada em 31 de julho de 2009, às 16h28

 

Até o próximo dia 2 de agosto, alunos de arquitetura poderão enviar currículos para participar do 8º Seminário Docomomo Brasil, que será realizado entre os dias 18 e 28 de agosto de 2009, no Espaço Lúcio Costa, Palácio Capanema, Rio de Janeiro, com o patrocínio da Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do BNDES e apoio das Secretarias Municipais da Cultura e do Habitat.

Entre os principais objetivos do Docomomo está o de agir como guardião de edificações importantes do movimento moderno que possam estar ameaçadas. Neste sentido, o 8º Seminário Docomomo Brasil - Cidade Moderna e Cidade Contemporânea: Síntese e Paradoxo das Artes oferece um workshop de conservação do patrimônio moderno em meio aos desafios da cidade contemporânea para 30 alunos de graduação de todo o país, buscando a apresentação de propostas sustentáveis de conservação e reabilitação de edificações e sítios urbanos modernos. 

O trabalho será realizado com grupos de dez alunos, orientados por uma equipe interdisciplinar, composta por professores de urbanismo, projeto, restauro e maquete, curadores, artistas e cientistas sociais. Os alunos serão estimulados a colaborar na pesquisa, na fundamentação e na criação de propostas para novas articulações entre arte e arquitetura, a cidade e a comunidade local.

Durante o seminário, o eixo urbano será composto por três edificações modernas tombadas: os “Apartamentos Proletários da Gamboa” (1932, Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, a primeira realização moderna de habitação de interesse social no Rio de Janeiro – tombada pelo município do Rio); o “Edifício O Cruzeiro” (1959, Oscar Niemeyer, tombado pelo Iphan) e o “Albergue da Boa Vontade” (1931, Affonso Eduardo Reidy e Gerson Pinheiro, tombado pelo município do Rio). 

Especialistas e convidados discutirão questões dos projetos e vazios urbanos, da apropriação da moradia moderna, da requalificação do patrimônio tombado, da função da arte e da cultura nos planos de revitalização. O trabalho de campo será acompanhado por orientadores, e os alunos vão contar com câmeras fotográficas, filmadoras e gravadores, além de computadores para a construção de maquetes. 

O workshop é gratuito. Para estar entre os 30 alunos de graduação selecionados é necessário enviar o currículo até o dia 2 de agosto para organizacaodocomomo@klam.com.br 

Serviço:
Horário de atendimento telefônico de segunda a sexta-feira:
das 10 às 12h e das 14 às 16h
Tel.: (21) 78624954
Fax: (21) 26117935

Docomomo no Brasil
Docomomo é uma organização não-governamental, com representação em mais de 40 países, fundada em 1988, na cidade de Eindhoven, na Holanda. É uma instituição sem fins lucrativos, sediada atualmente em Paris, sendo um organismo assessor do World Heritage Center da UNESCO. Seus objetivos são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins.

O Docomomo Brasil se organiza como entidade nacional, com representações regionais organizados em núcleos de abrangência estadual.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin