Encíclica aborda a proteção do patrimônio natural, histórico e artístico cultural
publicada em 18 de junho de 2015, às 16h46
Divulgada pelo Vaticano nesta quinta-feira, 18 de junho, a encíclica Laudato si, (Louvado Sejas), que tem como tema central o meio ambiente, chama atenção para a necessidade de se proteger os patrimônios natural, histórico, artístico e cultural. De acordo com o documento escrito por Jorge Bergoglio, o papa Francisco, é preciso integrar a história, a cultura e a arquitetura de um lugar, salvaguardando a sua identidade original. De acordo com o papa Francisco, a ecologia envolve também o cuidado das riquezas culturais da humanidade, no seu sentido mais amplo.
A encíclica pede que se preste atenção às culturas locais, quando se analisam questões relacionadas com o meio ambiente, fazendo dialogar a linguagem técnico-científica com a linguagem popular. “É a cultura – entendida não só como os monumentos do passado, mas especialmente no seu sentido vivo, dinâmico e participativo – que não se pode excluir na hora de repensar a relação do ser humano com o meio ambiente”.
Para Washington Menezes Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, o documento é histórico e demonstra uma visão mais generosa e urbana de patrimônio.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação - comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5449 l 2024-5459