Exposições em cartaz no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
publicada em 15 de julho de 2009, às 13h43
Duas mostras em cartaz no Rio de Janeiro mostram a riqueza da cultura brasileira e seus modos de ser. Até 27 de setembro, será possível conferir o trabalho do fotógrafo Francisco Moreira da Costa em Proteja esta casa: retratos das moradas brasileiras. No mesmo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) também está montada Vozes do imaginário: escultores de Sergipe, que fica exposta até 9 de agosto e apresenta o trabalho de seis talentosos artistas populares de Sergipe, que apresentam suas obras relacionadas com a realidade que vivem, as tradições culturais, a religiosidade e as dificuldades do cotidiano. As duas exposições são realização do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Ministério da Cultura.
PROTEJA ESTA CASA: RETRATOS DAS MORADIAS BRASILEIRAS
O público tem a oportunidade de conhecer um pouco do modo de ser do brasileiro visitando a exposição fotográfica Proteja esta casa: retratos das moradas brasileiras, em cartaz até 27 de setembro, na Galeria Mestre Vitalino do Museu de Folclore Edison Carneiro, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – CNFCP, no Rio de Janeiro. As imagens são de autoria do fotógrafo Francisco Moreira da Costa, do próprio Centro, feitas no período de 2001 a 2009. A mostra integra o Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (FotoRio 2009).
O fotógrafo saiu em campo junto com os pesquisadores da instituição para fazer o registro etnográfico do processo de criação e modo de vida de artistas e artesãos, coletividades e grupos que participam dos projetos de pesquisa e documentação do CNFCP, como os programas Sala do Artista Popular e de Apoio a Comunidades Artesanais. Nessa busca, Francisco da Costa acabou dirigindo seu olhar para os detalhes sobre a maneira singular e diversa com que as famílias conferem significados ao lugar onde vivem: um pote de barro bem guardado, a imagem de devoção do morador, a flor de plástico que adorna o móvel, os retratos de parentes na parede.
A exposição Proteja esta casa: restros das moradias brasileiras, que conta com o apoio do Arquivo Nacional, é a primeira a apresentar esse novo trabalho de Francisco da Costa. O fotógrafo já participou de mostras coletivas como África?, realizada em 2008, e foi responsável pelo registro fotográfico do projeto Celebrações e Saberes da Cultura Popular, instituído no CNFCP em 2001 por meio do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial. Na ocasião, registrou tipos como jongueiros e devotos do Divino Espírito Santo e o fazer artesanal nas casas de farinha, entre outros trabalhos.
Dessa trajetória, em que pesquisador e fotógrafo são convidados a entrar na intimidade de artistas, brincantes, músicos, foliões e devotos, Francisco da Costa estendeu seu foco também a casas de amigos, parentes, vizinhos e pessoas desconhecidas que lhe abriram suas moradias. E revela que desde menino gostava de olhar dentro das casas das pessoas, não imaginando que um dia pudesse ter sua curiosidade legitimada a ponto de produzir uma coleção, parte da qual está mostra apresenta.
Serviço:
Exposição Proteja esta casa: retratos das moradas brasileiras
Duração: de 02 de julho até 27 de setembro de 2009
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10 às 18h
sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h
Local: Museu de Folclore Edison Carneiro – Galeria Mestre Vitalino - Rua do Catete, 179 (metrô Catete) - Rio de Janeiro (RJ)
Informações
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Setor de Difusão Cultural
Telefone: (21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206