Exposição Barcos do Brasil é aberta em Manaus

publicada em 10 de julho de 2009, às 13h57

 

Mostra vai apresentar o patrimônio naval brasileiro, considerado o mais rico do mundo  

Manaus vai conhecer o talento e a engenhosidade que brasileiros de todos os cantos do país empregam na construção de suas embarcações. Foi a diversidade cultural, com tradições herdadas de indígenas, europeus, africanos e asiáticos, aliada às condições econômicas e geográficas diversas, que transformou o patrimônio naval brasileiro em um dos mais ricos do planeta. Entre os dias 13 e 17 de julho, a exposição itinerante Os Barcos do Brasil e a Coleção Alves Câmara – Século XXI estará aberta ao público, na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no hall de entrada da 61ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica – SBPC, que também acontece no local. 

A exposição é uma ação do projeto Barcos do Brasil, uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em conjunto com o Ministério da Pesca e Aquicultura que, em parceria com diversas instituições, entidades públicas e privadas e sociedade civil, atua na proteção e valorização do patrimônio naval em todo o Brasil. A ideia do projeto é beneficiar milhares de brasileiros que tiram da pesca seu sustento e, ao mesmo tempo, valorizar seus modos de vida, tradições e conhecimentos. 

No Brasil, foram identificadas mais de 200 tipos de embarcações tradicionais, destinadas aos mais variados ambientes, sejam eles lacustres, fluviais ou marítimos, e empregadas nos mais diversos fins. É um patrimônio utilizado por populações costeiras e ribeirinhas, integrado a um imenso contexto de festas, tradições, conhecimentos e principalmente, na pesca artesanal. 

A exposição Barcos do Brasil e a Coleção Alves Câmara – Século XXI vai apresentar parte desse patrimônio por meio de modelos em escala reduzida, e painéis sobre o patrimônio naval brasileiro e o Projeto Barcos do Brasil. O objetivo é sensibilizar os visitantes sobre a importância do reconhecimento de técnicas tradicionais, seus usos e contextos, e sua preservação. 

A mostra trata de uma revisão feita no século XXI da coleção encomendada pelo Almirante Alves Câmara, no século anterior, que já naquela época se preocupava em preservar esse patrimônio. As 15 embarcações que fazem parte da exposição itinerante foram feitas a partir dos novos modelos criados, desta vez em escala padronizada, pelo Museu Nacional do Mar de São Francisco do Sul (SC). Atualmente, a Coleção original, que leva o nome do Almirante, está no Museu Naval do Rio de Janeiro. 

Depois de Manaus, será a vez dos baianos conhecerem as embarcações brasileiras. A mostra ainda segue para as cidades de Recife, João Pessoa, Fortaleza e São Luiz e encerra seu percurso no Rio de Janeiro. 

Folder – Barcos do Brasil.

Serviço:
Os Barcos do Brasil e a Coleção Alves Câmara – Século XXI

Local: corredor central do Campo Norte – dentro da SBPC Jovem
Universidade Federal do Amazonas – UFAM
Campus Universitário – Bairro Coroado – Japiim Manaus
Realização: 13 a 17 de julho de 2009, das 10h às 19h

61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica – SBPC
Tema: Amazônia – Ciência e Cultura
Abertura: 12 de julho, às 10h
Realização: de 12 a 17 de julho de 2009, das 10h às 19h
 
Assessoria de Comunicação Iphan
Fones: (61) 3326-8907 / 3326-6864 / 3414-6187 / 9972-0050
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin