Inscrições para o Edital Arte e Patrimônio 2009 são prorrogadas até 24 de julho
publicada em 01 de julho de 2009, às 14h21
O prazo para as inscrições foi prorrogado até 24 de julho de 2009
O Edital de Arte e Patrimônio, lançado em maio deste ano, teve suas inscrições prorrogadas até 24 de julho. Agora, os interessados vão ter mais tempo para inscrever seus projetos na iniciativa que vai escolher dez deles. A ação contempla projetos que estabeleçam diálogo entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional. O edital integra o programa Brasil Arte Contemporânea do Ministério da Cultura e tem o patrocínio da Petrobras.
O edital tem o objetivo de relacionar e valorizar dois universos de referências culturais: de um lado, trabalhos artísticos e processos estéticos atuais e, de outro, os acervos, as tradições, as culturas e os sítios que estabelecem a memória do país. Os recursos totalizam um milhão de reais, a serem divididos entre dez projetos que receberão até R$ 100 mil cada.
A ideia é confrontar as mais diversas formas de arte: pintura, gravura, desenho, objeto, escultura, design, fotografia, instalação, intervenções, arquiteturas, interfaces com mídias eletrônicas e digitais, vídeo-instalações, websites, publicações, textos, conceitos, processos, escritas críticas, ações coletivas, fóruns de debate, residências artísticas, espaços independentes e o que mais acontecer.
As iniciativas financiadas devem visar à ampliação do acesso da população brasileira a essas manifestações artísticas e narrativas culturais marcadas pela nossa história e nossas tradições. Devem ainda permitir ao público o conhecimento dos conceitos atuais que desenham o campo da arte contemporânea.
Inscrições
As inscrições para o edital Arte e Patrimônio foram abertas dia 15 de maio e terminam em 24 de julho de 2009, mediante preenchimento de formulário específico no site do edital - www.artepatrimonio.org.br.
Serão aceitas inscrições de propostas de artistas, pensadores e outros profissionais brasileiros ou estrangeiros, amparados por pessoas jurídicas de natureza cultural sediadas no Brasil (autônomas ou vinculadas a instituições culturais tais como museus, centros culturais, institutos, associações de amigos, organizações não governamentais, universidades, prefeituras, galerias e espaços independentes).
Os projetos deverão ser realizados obrigatoriamente entre os meses de setembro de 2009 e fevereiro de 2010.
Mais informações:
www.artepatrimonio.org.br