Iphan debate proteção ao Tambor de Crioula

publicada em 28 de agosto de 2009, às 15h16

 

Na próxima sexta-feira, dia 28, às 18h30, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA) estará reunida com o Conselho Gestor do Plano de Salvaguarda e representantes de 90 grupos de tambor de crioula. O objetivo é discutir o Plano de Salvaguarda da Manifestação, que foi reconhecida como Patrimônio cultural brasileiro em junho de 2007. 

Durante a reunião, o Iphan anunciará a contratação do projeto arquitetônico para a Casa do Tambor de Crioula, que será implantada no sobrado cedido ao Iphan pelo governo do estado, que fica à Rua da Estrela, 309, no Centro Histórico de São Luís. A empresa de arquitetura entregará o projeto em dezembro, sendo que as obras têm custo previsto de R$ 1 milhão.

Tambor de crioula
O tambor de crioula é uma dança afro-brasileira encontrada no Estado do Maranhão e praticada especialmente por descendentes de africanos. A principal característica coreográfica da dança é a formação de um círculo com solistas dançando alternadamente no centro. Um de seus traços distintivos é a Punga ou Pungada, também conhecida como umbigada.

A música é tocada por três tambores de madeira com couro preso por cravelhas em uma das extremidades e fixados por fricção. Os tambores são afunilados e escavados. O tambor grande é o solista. O segundo chamado de meião ou sucador, que estabelece o ritmo básico e o terceiro tambor é o crivador ou pererengue, que faz os improvisos. O tambor grande é amarrado à cintura do tocador chefe, de pé, preso entre suas pernas. Os dois menores são apoiados no chão, sobre um tronco onde os tocadores ficam sentados, com os tambores entre as pernas. Um ajudante, agachado atrás do tambor grande percute duas matracas, produzindo variações de acompanhamento.

O tambor de crioula é uma dança de divertimento, mas costuma ser também uma homenagem a São Benedito, padroeiro dos negros do Maranhão, celebrado em 5 de outubro. No entanto, as festas de tambor de crioula costumam ser realizadas durante todo o ano, inclusive no Carnaval.

Serviço:
Data:
28 de agosto de 2009
Horário: às 18h30
Local: Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho - Rua do Giz, 221 – Centro Histórico – São Luís – MA

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 3326-6864 / 3414-6187
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin