Duas obras homenageiam tesouros arquitetônicos da Bahia e do Brasil
publicada em 28 de agosto de 2009, às 15h25
Lançamento de livros do Programa Monumenta/Iphan valorizam o restauro do patrimônio histórico e traçam um roteiro original da capital baiana
A beleza do mais antigo templo barroco brasileiro e a imponência das fortalezas da cidade de Salvador são os temas dos dois livros lançados pelo Programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os autores das duas obras, o restaurador José Dirson de Argolo, que escreveu O Convento Franciscano de Cairu, e o professor Mário Mendonça de Oliveira, de As fortalezas e a defesa de Salvador, participam de noite de autógrafos no dia 3 de setembro, na capital baiana.
O livro O Convento Franciscano de Cairu – Restauração de elementos artísticos registra todo o trabalho de restauração que José Dirson Argolo e sua equipe realizaram no monumento da pequena cidade de Cairu, localizada no litoral baiano, entre Salvador e Ilhéus. A obra que integra a série Grandes Obras e Intervenções – que já publicou também o título O conjunto do Carmo de Cachoeira, outro patrimônio nacional – é uma edição de luxo, bilíngue (português e inglês) em capa dura e recheado de fotos que destacam a riqueza das pinturas e da talha da construção. O registro fotográfico também é minucioso ao mostrar as muitas etapas do restauro, como a desmontagem do forro da igreja, que é todo recoberto por pinturas originais.
Dedicado a Santo Antônio, o convento foi construído no século XVII e destaca-se tanto na paisagem litorânea da cidade quanto na história da arquitetura brasileira. É considerado por muitos estudiosos, inclusive Germain Bazin, a primeira construção brasileira em estilo barroco. Entre as características que transformam o convento em uma verdadeira jóia da arquitetura brasileira, está seu frontispício – que são os elementos que decoram a fachada principal do templo –, que é de grande originalidade, sem similares em Portugal. Para os historiadores, trata-se de uma verdadeira invenção brasileira, que servirá de modelo para diversas construções religiosas no país, como os Conventos de Santo Antônio em João Pessoa (PB) e Recife (PE).
Já As fortalezas e a defesa de Salvador, de Mauro Mendonça de Oliveira, é o quarto título da coleção também bilíngue (português e inglês) Roteiros do Patrimônio, que já publicou O Aleijadinho e o Santuário de Congonhas, Art nouveau em Belém e Barroco e rococó nas igrejas do Rio de Janeiro. Muito presentes no dia-a-dia da capital baiana, as imponentes construções militares ajudam a desenhar a paisagem da cidade e também a contar sua história. Na obra, o arquiteto e urbanista e professor de História da Arquitetura da Universidade Federal da Bahia apresenta ao leitor um universo pouco conhecido do grande público: a terminologia, a arquitetura e a funcionalidade dos equipamentos de cada fortificação.
O roteiro traçado por Oliveira ordena as construções de maneira cronológica. No capítulo dedicado ao período que vai do fim do século XVI à invasão holandesa, o autor cita a Torre de Santo Alberto, o Forte de Santo Antônio da Barra e os fortins de Monserrate e da Lagartixa. Em seguida, lista as fortificações construídas depois de 1625, como as defesas do Porto da Barra e o Forte do Mar – como é mais conhecido o Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo. O último capítulo lista as mais recentes edificações, datadas do século XVIII: os fortes de São Pedro, de Santo Antônio Além-do-Carmo e da Jaquitaia, além da Bateria de São Paulo da Gamboa. O professor lembra ainda das fortalezas que já não existem mais atualmente, mas que foram vitais em diversos momentos da história brasileira.
O Programa Monumenta/Iphan é uma ação estratégica do Ministério da Cultura, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoio técnico da Unesco. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social das cidades históricas brasileiras.
O Convento de Cairu – Restauração de elementos artísticos
Série Grades Obras e Intervenções
Edição: Programa Monumenta/Iphan
Autor: José Dirson Argolo
Formato: 24cm x 32cm
309 páginas
R$ 110,00
As fortalezas e a defesa de Salvador
Coleção Roteiros do Patrimônio
Edição: Programa Monumenta/Iphan
Autor: Mário Mendonça de Oliveira
Formato: 13,5cm x 22cm
224 páginas
R$ 35,00
Para adquirir os exemplares, basta consultar o site do Iphan, que mantém a lista de pontos de venda em vários estados brasileiros, além de atender pedidos feitos pela internet: www.iphan.gov.br
Serviço:
Lançamento dos livros O Convento de Cairu – Restauração de elementos artísticos e As fortalezas e a defesa de Salvador
Data: 03 de setembro de 2009
Horário: às 19h
Local: Palacete das Artes (Rodin Bahia) – Rua da Graça, 284 – Graça – Salvador-BA
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 3414.6187 / 3326.6864
www.iphan.gov.br