Alunos de restauro de móveis do Iphan-DF expõem seus trabalhos
publicada em 26 de agosto de 2009, às 16h14
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Distrito Federal apresenta exposição com os resultados da primeira turma do curso de Restauro de Mobiliário Moderno. A exposição estará aberta até 7 de setembro de 2009, no Espaço Cultural Renato Russo em Brasília.
Vinte e oito jovens do Paranoá se formaram no último dia 25 de agosto e logo após a solenidade de formatura foi aberta exposição com os trabalhos de restauro dos alunos. A mostra apresenta, entre outros, uma poltrona Oscar, da década de 50, do renomado designer Sérgio Rodrigues, feita para homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer, e três cadeiras em estilo rococó D. José I, do século XVIII, que pertencem ao quarto do presidente Lula e de dona Marisa, no Palácio da Alvorada. Dona Maria Letícia é a patronesse do curso.
A iniciativa é do Iphan-DF e foi coordenada pelo antiquário Arnaldo Danemberg. O curso teve como objetivo ensinar conservação e restauração de móveis, através das técnicas da marcenaria, lustração e moldura. Também receberam noções de direito, contabilidade, história e história da arte, entre outras disciplinas. A maioria dos móveis restaurados durante o curso são da Câmara dos Deputados.
Para o professor de restauração de móveis, Marcos Aurélio Vieira Tavares, funcionário do Iphan-DF, esses jovens estão aptos a trabalhar como auxiliares de restauração. “Aprenderam uma nova profissão e com certeza vão trabalhar em antiquários ou até mesmo como autônomos”, assegurou Tavares.
De acordo com o Superintendente do Iphan-DF, Alfredo Gastal, “estamos conscientizando os órgãos públicos de Brasília a não descartarem mais os móveis produzidos nas décadas de 50, 60 e 70 em leilões e sim que utilizem a mão de obra desses jovens para restaurá-los”.
Mais informações:
Assessoria de imprensa do Iphan – DF
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Telefone: (61) 3327-5410 e 9618-0109