Nhengarí Inami comemora o dia do Folclore no Paraná
publicada em 25 de agosto de 2009, às 16h17
Iphan homenageia artista paranaense, com quase 80 anos de idade, que é um dos mais importantes pesquisadores dos ritmos folclóricos do estado
Na língua Tupi, nhengarí quer dizer cantar e é este o grande objetivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (Iphan-PR): fazer com que a comunidade cante o fandango e outros ritmos do folclore paranaense, homenageando o pesquisador, folclorista e compositor Inami Custódio Pinto. Criador de mais de 200 músicas, muitas delas gravadas por nomes como Ary Fontoura, Odelair Rodrigues e Os Calouros do Ritmo, Inami também é responsável pelo registro e pela difusão das tradições folclóricas encontradas no Paraná.
O show Nhengarí Inami – A arte do poeta popular será às 13h30 do próximo sábado, dia 29 de agosto, na Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel. Sob a direção de Lydio Roberto, ex-aluno de Inami Custódio Pinto, sete músicos farão uma releitura da música do poeta popular, apresentando ritmos da cultura paranaense, em especial o fandango, música típica do litoral do estado. Tudo isso ao som de violão, viola, rabeca, acordeom, contrabaixo e percussão. A entrada é franca.
Serviço:
Data: 29 de agosto de 2009
Horário: 13h30
Local: Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, Ilha do Mel – PR
Entrada Franca