Cooperação franco-brasileira para proteger o patrimônio imaterial
publicada em 19 de agosto de 2009, às 12h05
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento – IRD (Institut de Recherche pour le Developpement) assinaram, dia 19 de agosto, um termo de cooperação técnica para ampliar e aprimorar as ações do Brasil e da França na área da salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.
O primeiro fruto do acordo assinado é a realização do Seminário Patrimônio Cultural e Sistemas Agrícolas Locais. O evento, que faz parte do calendário de atividades do ano da França no Brasil, acontecerá de 19 a 20 de novembro de 2009.
Tema central do seminário, a noção de sistema cultural, muito mais ampla que a de bem cultural – que é utilizada atualmente, está presente em outro projeto a ser beneficiado pelo trabalho conjunto das duas instituições. Trata-se do registro do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, no Amazonas. Desenvolvido em parceria com a Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro – ACIMRN, está sendo feita uma pesquisa na cidade de Santa Isabel do Rio Negro – também conhecida como Tapuruquara – e em comunidades indígenas situadas ao longo do rio, além da instrução do processo de registro para reconhecer todo o sistema agrícola da região como patrimônio cultural brasileiro.
Este projeto conta ainda com a participação da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – FOIRN e o Instituto Socioambiental – ISA.