IV Encontro do Patrimônio Fluminense acontece em Paraty (RJ)

publicada em 15 de julho de 2014, às 14h13

 

A Semana Fluminense do Patrimônio (SFP) entra em sua quarta edição e vai acontecer entre os dias 12 e 24 de agosto, em Paraty (RJ). O evento é organizado anualmente por várias instituições culturais e científicas do Rio de Janeiro. O tema dos debates desse ano são as grandes intervenções diante dos impactos decorrentes da realização de grandes eventos e intervenções no território.

A cada ano, um tema principal é escolhido para orientar os debates sobre preservação dos acervos material e imaterial do estado. E com isso, incluir a pauta na agenda do governo, da imprensa e da sociedade civil, como um todo.

O Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF) é o principal fórum de reflexão e discussão pública da SFP e acontece de maneira itinerante no território fluminense como um espaço público de interlocução, destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população.

A cidade de Paraty, que vai sediar o IV Encontro do Patrimônio Fluminense, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1958, como monumento nacional, na categoria de conjunto arquitetônico e paisagístico. Foi escolhida por receber inúmeros eventos, que interferem no modo de vida da população, e por estar localizada em uma região afetada por transformações causadas por grandes intervenções. Dentre elas, destaca-se a construção da Central Nuclear de Angra dos Reis, a implantação de infraestruturas viárias e, num futuro breve, a construção de pólo logístico e de apoio para a indústria petrolífera decorrente da exploração de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos.

Além da abertura oficial na cidade do Rio de Janeiro e do IV Encontro do Patrimônio Fluminense em Paraty, a SFP promove, ainda, diversas atividades como o concurso cultural Olhares sobre o patrimônio fluminense – fotografia e poesia, a Mostra de filmes Memória em Movimento, apresentações culturais em todo o Estado do Rio de Janeiro, que serão selecionadas por meio de chamada pública, eventos diversos, inscritos por adesão, que tenham como foco a difusão cultural e a valorização da memória e do patrimônio cultural fluminense.

O evento é organizado pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Museu do Meio Ambiente/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional (MN/UFRJ).

Este ano a SFP conta as parcerias do Centro Cultural Justiça Federal; da Casa da Cultura de Paraty e do Serviço Nacional de Instrução (Senai Rio), além do patrocínio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e pela Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.

Mais informações no link:
http://www.patrimoniofluminense.rj.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin