Convênio garante mais segurança a patrimônio cultural

publicada em 07 de agosto de 2009, às 14h14

 

Iphan e Masp ampliam tempo de exposição de obras de artes no Brasil e assumem compromisso de combater danos, furtos, roubos das peças

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), firmaram, nesta sexta-feira, dia 7 de agosto, convênio que garante maior proteção, fomento e difusão do acervo existente no Masp. O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida ressaltou que o convênio será uma importante ferramenta para valorizar e proteger o acervo do Museu paulista.

As obras de arte do Masp são, hoje, as mais requisitadas para mostras e exposições no exterior. Por isso, o convênio estabelece normas que ajudam a atender a essas demandas e, ao mesmo tempo, garantem a proteção ao acervo. Uma das medidas previstas é que todas as obras do acervo tombadas pelo Iphan que forem expostas no exterior deverão ser mantidas no Masp por pelo menos o dobro do tempo em que estiveram fora do país. Além disso, com o apoio do Iphan, o Masp promoverá exposições itinerantes pelo Brasil, buscando recursos na Lei de Incentivos Fiscais.

As duas instituições se comprometeram ainda a definir um calendário de trabalho para empreender ações de fortalecimento da política de proteção, fomento e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. E, para reforçar a eficácia das medidas de proteção, está sendo feito o cadastramento técnico de todo o acervo do Masp, que deverá ser concluído até o final de 2010. O convênio terá validade de três anos e não vai gerar custos para nenhuma das instituições.

Serviço:
Data:
07 de agosto de 2009
Horário: às 10h
Local: Masp – Avenida Paulista, 1578 – São Paulo – SP

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan / Monumenta
Fones: (61) 3414-6194 / 3414-6187
ascom@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin