Patrimônio Imaterial é tema de reunião entre Brasil e Colômbia

publicada em 06 de agosto de 2009, às 14h21

 

Realizou-se nas cidades fronteiriças de Tabatinga, cidade do estado do Amazonas e, Letícia do lado colombiano, nos dias 30 e 31 de julho, reunião de cooperação bilateral, entre o Brasil e a Colômbia, para o desenvolvimento de um projeto binacional voltado para a cartografia cultural, com ênfase no patrimônio cultural da região de fronteira entre ambos os países.

Estiveram representados, além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os Ministérios da Cultura de ambos os países, e organizações não-governamentais, e representantes de etnias e associações indígenas de ambos os países.

Na oportunidade foram apresentadas e discutidas as experiências em andamento na fronteira amazônica, com destaque para a região do Uaupés, ocasião em que foram identificados pontos comuns para o desenvolvimento da proposta, levando em conta a diversidade dos povos dessa região e as referências culturais que os unem.

Nesta região, encontra-se a Cachoeira de Iauaretê, registrada pelo Iphan como patrimônio imaterial do Brasil. Fundamental recordar que para as etnias indígenas locais não existiam, no passado, as linhas de fronteiras que atravessaram suas famílias, lugares sagrados, seu meio social e ambiental. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin