Iphan comemora aniversário de João Pessoa

publicada em 05 de agosto de 2009, às 14h27

 

Ações em defesa do patrimônio local na cidade são reconhecidas pelo Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Iphan

João Pessoa tem muitos motivos para comemorar a data de 5 de agosto. Na ocasião, a cidade completa 424 anos, além de um ano da homologação do tombamento do seu centro histórico como patrimônio nacional e também a conquista do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

A celebração, que acontece na Igreja de São Francisco somente para convidados, comemora a conquista do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O projeto que venceu na categoria Apoio Institucional e/ou Financeiro foi o “Programa Integrado de Preservação do Patrimônio Cultural de João Pessoa”, da Prefeitura da cidade.

O evento ainda conta com a exposição de documentos, manuscritos, cartas e fotos que tratam da formação da capital paraibana; do pré-lançamento do livro De Filipéia a Paraíba: uma cidade na estratégia de colonização do Brasil/séculos XVI-XVIII, da pesquisadora Berthilde Moura; e da apresentação musical do Quinteto da Paraíba.

João Pessoa celebra conquista de prêmio entregue pelo Iphan
Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade destaca ações de preservação e divulgação do Patrimônio Histórico Nacional
O Programa Integrado de Preservação do Patrimônio Cultural da Prefeitura de João Pessoa-PB, integrante da Coordenadoria de Proteção dos Bens Históricos e Culturais (Probech-JP), é o vencedor na categoria Apoio Institucional e/ou Financeiro, do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, edição 2009, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Probech, subordinada à Secretaria de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa, foi criada em 2008 e é responsável pela implantação de políticas públicas que ordenam o processo de perpetuação e difusão de bens tombados, estabelecendo suas bases preservacionistas. Com esse programa, a gestão pública municipal assume a responsabilidade do desenvolvimento de ações integradas com organizações governamentais e não-governamentais.

Desde sua instalação, a Probech atua no ordenamento e mapeamento das ações promovidas pelo governo municipal que, nos últimos quatro anos, já investiu cerca de R$ 41 milhões, sendo mais de 50% de recursos próprios, nas práticas de divulgação e preservação do patrimônio histórico. Essa nova postura gerencial no processo de revitalização da cidade que motivou o credenciamento da Prefeitura de João Pessoa ao Prêmio Rodrigo Melo Franco 2009.

De acordo com a assessora da Probech, Beatriz Schwinke Souto, desde o estabelecimento da parceria entre o Ministério da Cultura com o governo espanhol, em meados na década de 1980, que possibilitou a instalação da Comissão de Desenvolvimento do Centro Histórico e da Oficina-Escola de Revitalização de João Pessoa, foram desenvolvidas diversas etapas no restauro, conservação e revitalização de espaços e da cultura. O tombamento federal pelo Iphan, em agosto de 2007, foi fruto desse trabalho. 

A atual administração municipal, com a implantação da Probech, deu início, no ano passado, a uma série de encontros com a participação de todos os agentes sociais, técnicos, políticos, institucionais e científicos locais, para estabelecer as linhas mestras para o desenvolvimento de ações de preservação, com prioridade para a educação patrimonial. Já em processo de construção pedagógica, a partir do próximo período letivo, cerca de 80 mil alunos das escolas municipais terão disciplina específica no currículo escolar. O objetivo da Prefeitura de João Pessoa é elevar o nível de consciência para a preservação da memória coletiva de uma das mais antigas e representativas cidades brasileira.

A recuperação de espaços públicos e ações revitalizadoras também integram essa planilha de políticas públicas que, além de atuar especificamente em imóveis históricos, proporciona a desobstrução de calçadas e a transferência definitiva de ambulantes para edificações comerciais compatíveis com a atividade. O destaque das ações, entretanto, fica para as licitações que irão reconfigurar espacial, social, cultural e turisticamente o Porto do Capim, área de nascimento da cidade, que voltará ao seu traçado original. Paralelamente, será implantado um processo revitalizador, com a construção de uma praça de eventos com capacidade para 15 mil pessoas.

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Instituído pelo Iphan em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro, o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é uma homenagem ao primeiro dirigente da Instituição e é constituído de um troféu, um certificado e R$ 20 mil. A participação é aberta a empresas, instituições e pessoas de todo o país com ações de preservação e divulgação do patrimônio histórico e artístico nacional.

Em 25 de junho de 2009, em Brasília, a Comissão Nacional de Avaliação apontou os vencedores, entre 67 participantes, das sete categorias da edição de 2009. Os vencedores são:
Categoria Apoio Institucional e/ou Financeiro: Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB, pelo desenvolvimento do Programa Integrado de Preservação do Patrimônio Cultural de João Pessoa.

Categoria Divulgação: Thydêwá, de Alagoas, com a ação Índios On-Line – www.indiosonline.org.br. 

Categoria Educação Patrimonial: Tríade – Patrimônio, Turismo, Educação, do Distrito Federal, com a ação Circuito Educativo BrasiliAthos.

Categoria Pesquisa e Inventário de Acervos: Pesquisador Nivaldo Vitorino, de São Paulo, com a ação Em Busca do Acervo Perdido. 

Categoria Preservação de Bens Móveis e Imóveis: O Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio, com o projeto de Recuperação de Peças Sacras.

Categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico: O arqueólogo e professor Pedro Ignácio Schmitz, do Rio Grande do Sul, pelo conjunto de sua obra, que abrange a teoria, a prática e o ensino da Arqueologia.

Categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial: Mestre Zé de Bibi, José Evangelista de Carvalho, de Pernambuco, com a ação Sítio Histórico do Cavalo-Marinho. 

Serviço:
Data:
05 de agosto de 2009
Horário: às 18h
Local: Igreja de São Francisco - Praça São Francisco s/nº - Centro – João Pessoa - PB

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan 
Fones: (61) 3414-6187 / 3414-6192 / 9972-0050
ascom@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin