Antropólogo inglês escreve artigo sobre arte rupestre no Brasil
publicada em 25 de setembro de 2009, às 14h57
Um dos participantes do último Global Rock Art, na Serra da Capivara, no Piauí, no último mês de julho, o antropólogo e especialista em arte pré-histórica e contemporânea, George Nash escreveu o artigo a seguir, falando um pouco de suas impressões sobre o encontro internacional de arte rupestre realizado na Serra da Capivara. Nash participou do encontro com o apoio da Superintendência Regional do Iphan no Piauí e produziu esse trabalho baseado em todo o conteúdo arqueológico que conheceu na região.
O Global Rock Art é um congresso internacional de arte rupestre que acontece a cada dois anos e foi realizado pela primeira vez no Brasil, que em sua 12ª edição foi considerado o maior até o momento. O encontro teve a participação de pesquisadores e estudiosos do mundo inteiro. O local escolhido foi a região da Serra da Capivara, que reúne a mais expressiva concentração de sítios com registros rupestres em todo o mundo.
Os excelentes resultados obtidos com a conservação do patrimônio e a participação da comunidade local em todo o processo fazem com que este conjunto de bens culturais que compõe o Parque Nacional, localizado em São Raimundo Nonato, seja um exemplo para todo o planeta.
Artigo Nash Global Rock Art.