Iphan-MS promove palestra sobre patrimônio para agentes da Polícia Federal
publicada em 15 de setembro de 2009, às 15h58
A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Mato Grosso do Sul (Iphan-MS) promove nesta quarta, dia 16, um ciclo de palestras para delegados e agentes da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul. O evento faz parte da política de gestão integrada da Superintendência que visa ao estreitamento das parcerias com diversas instituições envolvidas na preservação e na divulgação do patrimônio cultural brasileiro no estado. As aulas começam às 14h, na sede da PF em Campo Grande.
Recentemente, foi criada em Campo Grande a Delegacia de Patrimônio Cultural e Meio Ambiente no âmbito federal. Agora, a Polícia Federal quer maior interlocução junto ao Iphan até mesmo para preparar seus agentes no que se refere à defesa do patrimônio. “Vamos ajudar na capacitação e na instrução desses agentes, principalmente sobre como agir em relação ao patrimônio cultural. Para isso, vamos falar sobre a atuação do Iphan no estado e sobre a legislação do patrimônio, entre outros pontos”, explicou a superintendente no Mato Groso do Sul, Margareth Escobar.
Entre os temas que serão abordados no evento estão o patrimônio material edificado, o patrimônio imaterial e o patrimônio arqueológico brasileiro, com especial enfoque para a grande riqueza e diversidade encontradas no Mato Grosso do Sul. Ainda serão ministradas palestras sobre patrimônio natural e paisagem cultural. As aulas serão dadas pela própria superintendente e por técnicos do Iphan.
Segundo Margareth, ações como estas são fundamentais para o fortalecimento e a integração dos trabalhos entre as diferentes esferas de poder – entre eles, o Judiciário e o Executivo – na busca de um objetivo comum: a preservação e conservação do patrimônio cultural brasileiro.