Patrimônio e cidadania: conheça Ouro Preto em todos os sentidos

publicada em 11 de setembro de 2009, às 16h03

 

Projeto que valoriza tato, olfato, visão e audição redescobre detalhes de Ouro Preto e promove a preservação da cidade

A textura das paredes, o cheiro dos becos e córregos, o som das ruas, os detalhes quase imperceptíveis de casas, igrejas e monumentos. Mais do que uma vivência diferenciada da cidade histórica de Minas Gerais, o projeto Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania sugere uma interpretação do patrimônio cultural de Ouro Preto por meio da percepção sensorial do ambiente. A iniciativa é uma parceria da Fundação de Arte de Ouro Preto - Faop, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Universidade Federal de Ouro Preto – Ufop. Partindo de roteiros diversificados, o projeto permite que as pessoas conheçam e descubram particularidades e segredos de Ouro Preto. As visitas, acompanhados por dez monitores do curso de Artes Cênicas e Turismo da Ufop, são uma ação de educação patrimonial e destinadas à comunidade ouro-pretana e aos estudantes da Ufop.

O projeto Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania está estruturado em roteiros sensoriais que procuram abordar conteúdos de arte, cultura e história, além de particularidades dos elementos de identidade do patrimônio cultural e natural de Ouro Preto. A iniciativa permite uma vivência diferenciada do ambiente, conduzindo os participantes a uma fruição estética da cidade. A idéia começou como programa de disciplina e passou a ser um projeto de extensão universitária do Departamento de Turismo da Ufop. O arquiteto, professor e um dos coordenadores do projeto, Juca Villaschi, explica que “a metodologia foi desenvolvida a partir da disciplina Percepção e Interpretação do Patrimônio Histórico Ambiental Urbano, fundamentada nos estudos da Fenomenologia da Percepção de Merleau Ponty”. Já a presidente da Faop, Ana Pacheco, ressalta a importância da integração que um projeto como o Sentidos Urbanos possibilita. Para ela, “a iniciativa permite sensibilizar a comunidade para a preservação patrimonial, a valorização dos bens utilizados no seu dia-a-dia, intensificando a máxima de que só cuidamos daquilo que conhecemos e gostamos”.

Roteiros
A coordenadora executiva do projeto e técnica do Iphan, Simone Monteiro, explica que os roteiros organizados estão dirigidos ao uso dos sentidos. “Pretende-se assim que, ao explorar caminhos cotidianos, seja aguçada a consciência temporal e espacial, transformando espaços indiferenciados em lugares onde as pessoas se reconheçam, ampliando a percepção dos ambientes e construindo valores necessários à preservação do patrimônio cultural”. Durante os roteiros, de forma lúdica, as informações são passadas aos participantes que, conhecendo melhor sua cidade, podem reconstruir as relações entre passado, presente e futuro, transformando comportamentos em relação ao universo histórico-cultural.

O projeto desenvolveu quatro roteiros diferentes que começam com dinâmicas de sensibilização e terminam com oficinas de registros de impressões, para troca de sensações e experiências. 

Roteiro número 1
Do adro da Igreja São Francisco de Assis até o Núcleo de Arte da Faop – antiga casa do presidente Pedro Aleixo e do artista plástico Guignard – no bairro Antônio Dias.

Roteiro número 2
Do Complexo Cultural Bernardo Guimarães, sede administrativa da Faop, no bairro Cabeças, até adro da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Roteiro número 3
Da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos até a antiga Casa da Baronesa, sede do escritório técnico do Iphan. 

Roteiro Noturno
Da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos até a Matriz de Nossa Senhora do Pilar.

Os roteiros são gratuitos, mas é necessário fazer o agendamento no Escritório Técnico do Iphan em Ouro Preto pelo telefone (31) 3551 3099 ou pelo endereço eletrônico sentidosurbanosop@gmail.com. As próximas visitas agendadas acontecem entre os dias 14 e 17 de setembro, com o Instituto Federal de Minas Gerais em Ouro Preto– IFMG-OP, que também agendou os roteiros entre os dias 28 e 30. A calourada do Diretório Central dos Estudantes – DCE marcou roteiros de 21 a 25 deste mês. O IFMG-OP já programou também visitas para os dias primeiro, 13, 14, 15 e 19 de outubro.

Mais informações: 
Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania
www.projetosentidosurbanos.blogspot.com
Juca Villaschi – Ufop: (31) 8878 2140
Ana Pacheco – Faop: (31) 3551 2014 ou (31) 98064520
Natália Rodrigues ou  Ana Amaral – Iphan: (31) 3551 3099

Assessoria de Comunicação Iphan 
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 3326-6864 / 3414-6187
ascom@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin