Simpósio discute o futuro das cidades em Brasília
publicada em 09 de setembro de 2009, às 16h23
“A Metrópole do Futuro/La Métropole du futur”, que acontece entre os dias 7 e 9 de setembro, traz grandes nomes da arquitetura e do urbanismo para participar do Ano da França no Brasil
Começou ontem em Brasília e vai até o próximo dia 9, o simpósio internacional A Metrópole do futuro que faz parte das comemorações do Dia da Pátria e é um dos destaques da programação do Ano da França no Brasil. A abertura do evento contou com a participação dos ministros da Cultura de ambos os países, Frédéric Mitterrand (França) e Juca Ferreira (Brasil).
Os arquitetos Paulo Mendes da Rocha, vencedor do prêmio Pritzker Architecture Prize 2006, e o francês Christian de Portzamparc, vencedor do Pritzker Architecture Prize 1994, inauguraram ontem mesmo a primeira mesa redonda sobre as grandes questões do futuro das metrópoles no século XXI.
Uma das mesas do simpósio se chama “A metrópole “pós-Kyoto” e nela arquitetos, urbanistas, paisagistas de todo o mundo e outros pensadores da cidade foram convidados a trocar experiências e ideias sobre assuntos como a policentralidade e densidade populacional, mescla social e mobilidade, sustentabilidade.
O simpósio, que está sendo realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, é gratuito e aberto a todos os interessados. O evento é realizado em conjunto pelo MinC, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França, pela Embaixada da França, pelo CulturesFrance e pela IFA/Cité de l’Architecture et du Patrimoine (França) e tem o apoio de diversos órgãos, entre eles o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério das Cidades.
Serviço:
Data: 7, 8 e 9 de setembro
Nos dias 8 e 9, o evento vai das 9h às 18h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - SCES, Trecho 2, lote 22, Brasília-DF
O CCBB oferece transporte gratuito em microônibus, em diversos horários