Iphan promove 2º Encontro do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial
publicada em 30 de outubro de 2009, às 13h26
Onze projetos de vários estados brasileiros serão expostos em Brasília
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove na Biblioteca Nacional de Brasília, entre os dias 4 e 13 de novembro, o 2º Encontro do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. Na ocasião, será realizada uma exposição multimídia com os produtos dos projetos apoiados pelo Programa, selecionados por meio do Edital 2007 de Apoio e Fomento ao Patrimônio da Cultura Imaterial.
Um debate entre os autores dos trabalhos, marcado para os dias 4 e 5 de novembro, também faz parte da programação. Os dois eventos são abertos ao público e uma oportunidade de diálogo entre os executores dos projetos, o Iphan e a sociedade.
"O encontro favorece a democratização dos conhecimentos produzidos a respeito da diversidade cultural e do patrimônio cultural no Brasil. É uma oportunidade de produzir um debate e aprimorarmos as ações direcionadas a essas áreas", afirma a coordenadora de Apoio à Sustentabilidade do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Rívia Bandeira.
Projetos
Onze projetos de diferentes regiões do país foram selecionados e fazem parte da exposição. Todos eles têm o objetivo de documentar ou preservar saberes, modos de expressão, festas, rituais, lugares e espaços vinculados a tradições de diferentes comunidades brasileiras.
É o caso, por exemplo, dos registros em vídeo e fotos produzidos pela Associação Carolina Via Verde sobre as atividades cotidianas, tradições culturais e relações com o meio ambiente dos moradores da Ilha São José. Localizado em Babaçulândia, entre Tocantins e o Maranhão, o lugar será inundado por causa da construção da Usina Hidrelétrica de Estreito-UHE/MA.
O conhecimento das Guerreiras do Bonfim, um grupo formado por cinco mulheres moradoras de Pirenópolis (GO), também está documentado. O livro-DVD, feito pela ong Guaimbê, guarda informações sobre a geografia do território e suas paisagens; a fauna e a flora e suas aplicações terapêuticas, os conhecimentos relativos aos trabalhos de casa, na agricultura, garimpo, fiação e tecelagem.
Sugestões de fontes
Teresa Paiva Chaves
Coordenadora-geral de Salvaguarda
Rívia Bandeira
Coordenadora de Apoio à Sustentabilidade do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan
Saiba mais sobre os projetos contemplados pelo PNPI 2007
Programação:
Fórum de debate: 4 e 5 de novembro
Exposição multimídia: 4 a 13 de novembro
Horário: 9h às 18h
Local: Biblioteca Nacional de Brasília (Setor Cultural Sul, Lote 02, Conjunto Cultural da República)
Entrada franca
Mais Informações:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr