Iphan apoia Reidy na Mostra Internacional de São Paulo
publicada em 27 de outubro de 2009, às 13h55
Depois de participar do Festival do Rio, o filme Reidy, a construção da utopia, apoiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), será apresentado na Mostra Internacional de São Paulo, nos dias 28, 30 de outubro e 1 de novembro
Affonso Eduardo Reidy é o arquiteto que imaginou e construiu o Parque do Flamengo – inclusive o MAM – Museu de Arte Moderna - obra fundamental que oferece à cidade do Rio de Janeiro uma das mais ricas áreas de lazer, um dos espaços mais frequentados pelos cariocas, além de ser uma atração turística internacional.
Além de vasto material de pesquisa, o filme mostra entrevistas exclusivas com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o urbanista Lucio Costa, a engenheira Carmen Portinho e o arquiteto francês Roland Castro, um dos fundadores do MUC - Mouvement de l’utopie concrète.
Em pauta, a diversidade cultural, o apartheid urbano, o enfrentamento da natureza, os valores éticos e estéticos da arquitetura e do urbanismo e, sobretudo, a habitação social, temas presentes na obra de Reidy que é apresentada sob a perspectiva de uma utopia com capacidade de ação no mundo real.
Patrocinado por várias empresas públicas e privadas, através do PRONAC, e com apoio do Iphan, do CREA-RJ e do IAB-RJ, REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA, da cineasta Ana Maria Magalhães, traz, enfim, a trajetória do arquiteto e urbanista Affonso Eduardo Reidy, através de sua proposta de transformação do Rio de Janeiro em cidade moderna, e a repercussão de sua obra na atualidade.
“O problema da arquitetura que, a meu ver, interessa mais à sociedade atual é o da habitação para as grandes massas.” (A. Reidy)
Programação:
28 de outubro
21h30 - Cine Unibanco Artplex 1
30 de outubro
16h - Matilha Cultural
01 de novembro
20h50 - Artplex 5