Monumenta-Iphan participa da Bienal Internacional de Arquitetura

publicada em 27 de outubro de 2009, às 14h04

 

O Programa Monumenta participa da 8ª Bienal Internacional de Arquitetura, que acontece em São Paulo, de 31 de outubro até 6 de dezembro. Realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ipirapuera, o espaço vai contar com uma exposição do Monumenta, que mostra os resultados alcançados ao longo dos dez anos de atuação do Programa, que será finalizado em 2010.

O Monumenta, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é uma ação estratégica do Ministério da Cultura, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e apoio técnico da UNESCO. Seu conceito inovador procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social.

A exposição, formada por 48 painéis, apresenta uma linha do tempo recheada de fotos com os resultados dos dez anos de atuação do Programa. Entre os destaques estão as intervenções para a conservação de sítios e conjuntos históricos urbanos, e a seleção das 26 cidades beneficiadas com cerca de 900 obras programadas ou concluídas, dentre praças, orlas de rio e mar, mercados públicos, parques urbanos, campi universitários, edifícios históricos, igrejas e intervenções de significativo impacto urbano. Além disso, o Monumenta criou uma linha especial de financiamento para a recuperação de imóveis privados em núcleos históricos, que já conta com 235 imóveis restaurados, 332 obras contratadas e quase 500 propostas em análise.

A exposição também oferece uma amostra de outros projetos apoiados pelo programa. São 52 projetos para a promoção de atividades econômicas em sítios históricos, 22 para a promoção de atividades culturais, 15 roteiros turísticos, 17 iniciativas de capacitação profissional e curso para a formação de 34 mestres artífices em restauração, treinados no Centro Europeu de Veneza, na Itália. Já seu projeto editorial – com títulos focam na pesquisa, divulgação e valorização do patrimônio histórico e artístico brasileiro – tem 48 livros publicados e outros 17 programados para 2010. As publicações estarão expostas em estande próprio.

A mostra do Programa Monumenta faz um passeio pelas 26 cidades históricas beneficiadas pela iniciativa. Elas vão de cidades reconhecidas em todos os roteiros turísticos do país, como Ouro Preto e Diamantina – Minas Gerais, até outras, que eram pouco conhecidas, como Natividade, no Tocantins. Além dessas, foram contempladas: Alcântara (MA), Belém (PA), Cachoeira, Lençóis e Salvador (BA), Congonhas, Mariana e Serro (MG), Corumbá (MS), Goiás (GO), Icó (CE), Laranjeiras e São Cristóvão (SE), Manaus (AM), Oeiras (PI), Olinda e Recife (PE), Pelotas e Porto Alegre (RS), Penedo (AL), Rio de Janeiro (RJ), São Francisco do Sul (SC) e São Paulo (SP).

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin