O Iphan em Pernambuco realiza Oficinas de Educação Patrimonial em Fernando de Noronha
publicada em 27 de outubro de 2009, às 14h08
A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan-PE) está realizando Oficinas de Educação Patrimonial em Fernando de Noronha, em parceria com a Administração do Distrito Estadual – ADEFN, tendo como objetivos, além da preservação do Patrimônio Cultural, complementar e subsidiar as ações conjuntas em desenvolvimento no Arquipélago.
São 4 Oficinas, com formatos e finalidades adequados aos respectivos públicos-alvo e objetivos específicos delimitados. Em todas elas, a Fotografia é utilizada como meio de sensibilização e integração dos participantes com o Patrimônio Cultural do Arquipélago. Para tanto, são distribuídas máquinas fotográficas descartáveis e reveladas as fotografias registradas pelos participantes
A 1ª Oficina, realizada nos dias 26 e 27 de outubro, teve como objetivo específico apoiar a elaboração do Plano de Ação do PAC, visando a apreensão e o refinamento dos conceitos e critérios de preservação pelos participantes do Plano da Ação, facilitando o preenchimento da Ficha de Ações do Plano, e resultando na elaboração conjunta do Arrolamento e Valoração dos Componentes do Patrimônio Cultural de Fernando de Noronha. Foi conduzida por técnicos do Iphan e da ADEFN.
As outras 3 Oficinas integram as ações do Plano de Proteção e Gestão do Patrimônio Cultural de Fernando de Noronha, coordenado pelo Iphan e desenvolvido conjuntamente com a ADEFN e o órgão estadual de preservação do patrimônio cultural - a FUNDARPE. Serão realizadas a partir de janeiro de 2010, em seguida à conclusão do Plano de Ação do PAC.
Utilizando também a fotografia como vetor de integração e visando sensibilizar e integrar a população local na preservação do Patrimônio Cultural do Arquipélago, essas 3 Oficinas têm com público alvo os professores e os alunos da Escola Arquipélago, os agentes de turismo, demais atores públicos e privados e a comunidade em geral. Serão realizadas por arte-educadores, a partir da metodologia desenvolvida pelo Iphan para o Programa Conhecer para Preservar, aplicada com êxito nos municípios de Goiana e Igarassu e na comunidade do Pilar de Recife.
As Oficinas abordam os seguintes temas:
O que é PATRIMÔNIO?
CATEGORIAS do Patrimônio
O que é PATRIMÔNIO CULTURAL?
O que é a CULTURA?
O que é IDENTIDADE?
CARACTERÍSTICAS do Patrimônio Cultural
POR QUE preservar?
O que é CIDADANIA?
O que significa PRESERVAR?
QUEM DEVE preservar?
COMO Preservar?
INSTRUMENTOS de Proteção
COMO VOCÊ CONTRIBUI PARA PRESERVAR FERNANDO DE NORONHA?
Nas Oficinas, será produzida uma na Cartilha de Preservação do Patrimônio Cultural de Fernando de Noronha, utilizando as fotografias produzidas, que serão também projetadas no Cine Mabuia, o qual se encontra em processo de implantação através da parceria Iphan, Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura e ADEFN.
Equipe Técnica
Iphan: Gisela Montenegro
ADEFN: Mírian Cazzetta