Projeto Arquieducação e Patrimônio

publicada em 01 de outubro de 2009, às 16h29

 

Conheça um pouco mais sobre as atividades do projeto “Arquieducação e Patrimônio”

A Coordenação-Geral de Pesquisa e Documentação - Copedoc - realizou, nos dias 21, 22 e 23 de setembro as atividades do projeto-piloto “Arquieducação e Patrimônio”, envolvendo um total de cinco turmas da 5ª série do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II – Unidade Humaitá. Os conteúdos das dinâmicas educativas estavam articulados aos programas curriculares da escola, cuja temática principal era a noção de “fonte histórica”. Toda a programação foi planejada previamente com os técnicos da Copedoc/DAF/Iphan e os professores do Pedro II durante o ano de 2009. 

Ainda no ambiente da sala de aula, houve uma mobilização para que os alunos selecionassem fotografias representativas de suas vivências no colégio em diferentes tempos. A ideia de começar a reunir o material para a exposição comemorativa na escola consistiu na motivação da coleta desses registros. Além disso, cada professor ficou responsável em introduzir informações do Iphan e da perspectiva do patrimônio cultural a partir de uma linguagem inteligível para as turmas, possibilitando uma preparação adequada para as visitações técnicas.  

A primeira parte da visita ocorreu no Núcleo de Conservação, onde os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar os trabalhos realizados com o patrimônio documental sob guarda do Iphan. Equipamentos e maquinários especiais, especificações dos materiais utilizados, relatos de algumas técnicas preventivas e sugestões das formas adequadas de conservação consistiram nos importantes tópicos abordados. Interessante frisar que os alunos puderam realizar os próprios acondicionamentos das suas respectivas fotografias, a partir de orientações permeadas por teoria e prática das técnicas conservativas. Nessa medida, houve a sensibilização para que os documentos importantes da vida de cada um recebesse os devidos cuidados preventivos.

Já no espaço do Arquivo Central do Iphan, os alunos acompanharam a ‘contação de história’ de uma adaptação livre da obra “Chico Rei”, cuja autoria é de Renato Lima e as ilustrações são de Graça Lima, pela Editora Paulus. A peça teatral integra o projeto “Patrimônio e Leitura”, coordenado pela Gerência de Pesquisa da Copedoc/DAF, cujo objetivo principal reside na criação de instrumentos de referência de cunho educativo e promocional sobre o patrimônio cultural. Em meio aos temas abordados na contação - dentre os quais há o registro das formas possíveis de ascensão dos escravos que o cotidiano urbano no Brasil Colônia oferecia, a própria dinâmica da vida colonial, em especial o universo plural das Irmandades -, as construções de várias igrejas do Rosário pelo país foram destacadas nas falas dos artistas que atuaram na peça de teatro.      

A opção pelo destaque ao templo religioso justificou-se pela tentativa de apresentar aos alunos a documentação histórica presente no acervo do Arquivo Central do Iphan sobre a igreja do Rosário localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro. Em meio às fotografias antigas, aos recortes de jornais de época, às plantas e desenhos do imóvel, além da cópia do centenário livro da Irmandade, os alunos exercitaram, ativamente, criativas problematizações e reflexões em torno dos documentos. Nessa medida, a atividade da pesquisa pôde ser percebida de maneira efetiva, qualificando a mesma enquanto uma das formas estratégicas de preservação do patrimônio cultural brasileiro. 

Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer todo o espaço do Arquivo Central do Iphan: mobiliário, suportes documentais, condições adequadas de guarda dos documentos e manuseio das fontes históricas foram algumas das temáticas abordadas durante esse reconhecimento. O trabalho do Núcleo de Conservação pôde ser ainda mais conhecido a partir da visualização dos fragmentos documentais que já se encontram nas ideais condições de guarda.  

Os desdobramentos das visitas serão coordenados pelos professores do Pedro II nas salas de aula. Importante destacar que esses resultados subsidiarão as atividades do Arquieducação e Patrimônio, viabilizando um canal de comunicação dialógica entre o Iphan e o público escolar. Por se revelar um processo dinâmico, os mecanismos de ensino-aprendizagem serão constantemente discutidos e debatidos entre os profissionais envolvidos. As próximas visitas acontecerão no mês de novembro, envolvendo as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental.  

Para saber mais do projeto “Arquieducação e Patrimônio", entrar em contato:
Arquivo Central do Iphan – Seção Rio de Janeiro
E-mail: ans.pgc@iphan.gov.br
Telefone: (21)2215-5275

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