Iphan-RJ: ano novo, sedes novas

publicada em 23 de novembro de 2009, às 12h43

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ) começará o ano com todos seus escritórios técnicos funcionando em sedes exclusivas e com a execução da fase final de uma importante obra no prédio da Superintendência, capaz de melhor adequá-lo à funcionalidade necessária, dentro dos padrões técnicos aplicáveis a monumentos tombados.

Dos quatro escritórios do Iphan-RJ, Petrópolis, Paraty, Vassouras e Cabo Frio, apenas os dois primeiros funcionam em sedes exclusivas. Vassouras e Cabo Frio repartiam seus espaços, respectivamente, com a antiga senzala da Chácara da Hera e com o Museu de Arte Religiosa e Tradicional.

Por meio de convênio firmado com o Tribunal de Justiça do Estado, o Escritório Técnico de Vassouras – agora denominado ET do Vale do Paraíba – ocupará o antigo fórum da cidade, o Palácio do Barão de Ribeirão, integrante do conjunto tombado e localizado em frente à Praça Barão de Campo Belo – tradicional cartão postal de Vassouras. Já o escritório de Cabo Frio passará a ocupar a antiga estação ferroviária de São Pedro da Aldeia, imóvel de relevância histórica cedido pela prefeitura local.

Com relação à sede do Iphan-RJ, estão sendo realizadas obras de infraestrutura (climatização central, banheiros, esquadrias, elevadores etc.) que possibilitarão ao monumento melhor atender às demandas dos profissionais que nele trabalham e de seu público, além de assumir feição estética mais condizente com um bem preservado nacional.

Essas medidas, início de um processo da reestruturação e ampliação da cobertura ao estado pela Superintendência/RJ, tem por meta garantir um melhor e mais homogêneo atendimento ao Rio de Janeiro.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin